v. 15 n. 2 (2024): Número Temático Veredas Digitais: Caminhos para Implementação de Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional

Publicado: 2024-12-10

EDITORIAL

  • Veredas Digitais: Caminhos para implementação das bases e diretrizes na tecnologia educacional

    Caio Túlio Olimpio Pereira da Costa, Raphael de França e Silva
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264931

Número Temático Veredas Digitais - Vol.15, N.2, 2024

  • Revisão sistemática da literatura sobre a percepção dos docentes acerca do uso das TDICs na Educação Profissional e Tecnológica

    Jonas Cavalcante, Leonardo Marques, Rubens Nunes
    12-37
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264093
  • Pensamento computacional e algébrico em coleções de livros didáticos: possibilidades de implementação do proposto na BNCC

    Janaina Teixeira Leão Perceval, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio, Vaneza de Carli Tibulo
    38-58
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264088
  • BNCC da computação e as crianças da pré-escola: revelações sobre as vivências envolvendo o pensamento computacional

    Renata Larissa de Paiva Ferreira, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui
    59-80
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264086
  • Pensamento computacional na resolução de um problema matemático

    Luan Padilha, Suzana Pereira do Prado, Sérgio Carrazedo Dantas
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264070
  • A música em jogo: explorando o potencial dos jogos digitais na educação musical

    Beatriz Oliveira Ogata, Sidinei Oliveira Sousa
    98-119
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264049
  • Educação matemática e tecnologias digitais: dos primórdios às perspectivas futuras

    Rodrigo Medeiros dos Santos
    120-138
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263912
  • Explorando os recursos de interação da mídia social TikTok na aprendizagem do conceito de fração

    Marinete Santana Wutke Welmer, Dr. Valdinei Cezar Cardoso
    139-163
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263882
  • Uma abordagem de utilização do ChatGPT para definição de temas para trabalhos de conclusão de curso

    Emanuel Ferreira Coutinho, Carla Bezerra
    164-185
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263852
  • Mapeando a formação docente em tecnologias digitais e seus impactos nas práticas pedagógicas em um município do Vale do Rio dos Sinos

    Andrea Dreher Muller, Débora Nice Ferrari Barbosa, Sandra Teresinha Miorelli
    186-205
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264056
  • Integração do Pensamento Computacional ao currículo da Educação Infantil: Um mapeamento sistemático da literatura

    Renata Ferreira, Akynara Aglaé Burlamaqui
    206-224
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263932
  • Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos de curso técnico em informática integrado ao ensino médio: impacto de técnica com computação desplugada em turmas do IFFAR

    Rogerio Marques Cresseri, Karla Pereira Rutz, Maurício Ramos Lutz, Fábio Rossi
    225-250
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261470
  • Configuração de tempo e espaço: passado, presente e futuro em jogos eletrônicos

    Eduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes, Douglas Fonseca Campos
    251-269
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264026
  • O caso ‘The McDonald’s Videogame’: panoramas da educação tecnológica pela imersão e experiência em games

    Caio Tulio Olimpio Pereira da Costa, Patricia de Oliveira
    270-285
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263264
  • Percepção docente sobre o Ensino Remoto Emergencial e conexões com o processo de Reconfiguração Digital da Escola

    Emanuel Souto da Mota Silveira, Ana Beatriz Gomes Carvalho
    286-310
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263364