Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos de curso técnico em informática integrado ao ensino médio: impacto de técnica com computação desplugada em turmas do IFFAR
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261470Palabras clave:
Atividades desplugadas., Educação tecnológica., Ensino de tecnologia.Resumen
O componente curricular de lógica de programação, no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) enfrenta os mesmos problemas de outros cursos de tecnologia. Tais problemas acarretam elevada taxa de evasão ou de repetência. Neste estudo, buscamos avaliar a efetividade do uso da computação desplugada como medida facilitadora da aprendizagem nos anos iniciais do curso. A pesquisa foi conduzida na forma quali-quantitativa com abordagem exploratória, cujos dados coletados foram submetidos a análises estatísticas e de conteúdo. Validou-se a utilização de dados de 29 alunos, de um universo de 74, todos do primeiro ano e matriculados no componente curricular de Programação I, e um professor, durante o segundo semestre do ano de 2023. Utilizamos questionários online com perguntas abertas e fechadas, que abordaram dados demográficos e percepções dos alunos e professor. Os resultados revelaram, de maneira mais imediata, uma tendência positiva em relação à aplicabilidade de metodologias alternativas de ensino da lógica de programação, na forma de computação desplugada, mas também confirmaram elementos como inabilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Ainda, do referencial teórico, emergiu um potencial conflito em um limiar entre o que se pretende ensinar como cursos de tecnologia da informação e a capacidade cognitiva em desenvolvimento do jovem, que pode agravar o quadro investigado.
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