Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos de curso técnico em informática integrado ao ensino médio: impacto de técnica com computação desplugada em turmas do IFFAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261470

Palabras clave:

Atividades desplugadas., Educação tecnológica., Ensino de tecnologia.

Resumen

O componente curricular de lógica de programação, no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) enfrenta os mesmos problemas de outros cursos de tecnologia. Tais problemas acarretam elevada taxa de evasão ou de repetência. Neste estudo, buscamos avaliar a efetividade do uso da computação desplugada como medida facilitadora da aprendizagem nos anos iniciais do curso. A pesquisa foi conduzida na forma quali-quantitativa com abordagem exploratória, cujos dados coletados foram submetidos a análises estatísticas e de conteúdo. Validou-se a utilização de dados de 29 alunos, de um universo de 74, todos do primeiro ano e matriculados no componente curricular de Programação I, e um professor, durante o segundo semestre do ano de 2023. Utilizamos questionários online com perguntas abertas e fechadas, que abordaram dados demográficos e percepções dos alunos e professor. Os resultados revelaram, de maneira mais imediata, uma tendência positiva em relação à aplicabilidade de metodologias alternativas de ensino da lógica de programação, na forma de computação desplugada, mas também confirmaram elementos como inabilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Ainda, do referencial teórico, emergiu um potencial conflito em um limiar entre o que se pretende ensinar como cursos de tecnologia da informação e a capacidade cognitiva em desenvolvimento do jovem, que pode agravar o quadro investigado.

Biografía del autor/a

Rogerio Marques Cresseri, Instituto Federal Farroupilha

Sou graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e possuo um MBA em Gestão de T.I. pela Universidade Anhanguera. Atualmente, atuo como Analista de T.I./Redes e Suporte na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde tenho participado de diversos grupos de trabalho focados em mapeamento e otimização de processos, além de compor um projeto de estruturação/migração em nuvem. Também acumulei experiência como professor substituto no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus Avançado Uruguaiana. Atualmente, estou em processo de conclusão do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus Jaguari.

Karla Pereira Rutz, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA - Uruguaiana. Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luís. Especialista em Educação em Ciências pela UNIPAMPA - Uruguaiana. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco-RJ. Atua no Instituto Laura Vicuña como Coordenadora Pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Certificada pelo TOEIC Bridge em nível proficiente na língua inglesa. Pesquisadora vinculada ao ComCiência (Grupo de Pesquisa em Educação) da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Coordena o Grupo de Orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes finalistas do Ensino Médio do Instituto Laura Vicuña.

Maurício Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha

Pós-Doutor, em Ensino de Ciências e Matemática (2023) pela Universidade Franciscana (UFN). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (2020) pela UFN. Mestre em Ensino de Matemática (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui 3 especializações: Estatística e Modelagem Quantitativa (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Matemática, Mídias Digitais e Didática (2015) pela UFRGS; e Práticas Pedagógicas (2023) pela Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Licenciado em Matemática (2004) pela UFSM. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Alegrete e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), nessa mesma instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Estatística e Tecnologia Digital, atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação. É integrante de dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIM) pelo IFFar; e Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO) pela UFN. Também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEPTec) pelo IFFar.

Fábio Rossi, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS (2016) com período sanduíche no Cloud Computing and Distributed Systems (CLOUDS) Lab da University of Melbourne, Austrália (2014-2015). Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2008). Bacharel em Informática (2000) e Especialista em Gestão Educacional (2002) pela URCAMP. Aperfeiçoamento em Innovation Management Professional pela Steinbeis-SIBE (2018), Alemanha. Licenciado em Educação Profissional pelo IFFar (2020). Professor Titular do IFFar - Campus de Alegrete, seu interesse de pesquisa inclui cloud-edge computing, gerência de recursos computacionais e virtualização. Research Fellow no Smart and Distributed Computing (SDC) Lab da Western Sydney University, Austrália (2022). Orientador do Mestrado em Engenharia Elétrica da Unipampa. Avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. Instrutor da Cisco Networking Academy, da Red Hat Academy e da AWS Academy.

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Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Cresseri, R. M., Rutz, K. P., Lutz, M. R., & Rossi, F. (2024). Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos de curso técnico em informática integrado ao ensino médio: impacto de técnica com computação desplugada em turmas do IFFAR. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 225–250. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261470