BNCC da computação e as crianças da pré-escola: revelações sobre as vivências envolvendo o pensamento computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264086

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, BNCC Computação, Crianças, Participação

Resumo

A criança vem ganhando protagonismo nas pesquisas passando a fazer parte da investigação por meio de sua participação ativa. No entanto, quando se trata de políticas públicas, ainda são pouco ouvidas. Deste modo, esta investigação buscou evidenciar as perspectivas e sentidos que as crianças atribuem às práticas desenvolvidas junto a elas a partir da BNCC da Computação, no eixo de Pensamento Computacional. Como suporte teórico: Dahlberg; Moss; Pence (2019), Sarmento (2008) nos auxiliam na compreensão de criança como sujeito de direitos. Para refletir a relação das crianças e as mídias; Belloni (2009), Valente (2016) e Cordeiro (2021; 2023), para tratar do pensamento computacional; SBC (2019), CIEB (2020), Wing (2006; 2011), Brackmann (2017). Participaram da pesquisa 22 crianças da pré-escola de uma instituição pública de Parnamirim-RN. A pesquisa respalda-se na metodologia qualitativa, na qual as múltiplas linguagens das crianças foram analisadas por nuances da ATD. Seus interesses foram organizados em três categorias de análise que sustentam a ideia de que as crianças gostam de aprender com os meios digitais, com jogos e com a natureza.  Os resultados apontam para a importância da participação infantil. A partir das suas múltiplas linguagens, as crianças nos revelam o que pensam, como compreendem e experimentam as vivências propostas no complemento da BNCC.

Biografia do Autor

Renata Larissa de Paiva Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da rede municipal de Parnamirim. Atua como técnica na Secretaria Municipal de Educação - Setor de Tecnologias Educacionais. Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN). Desenvolve pesquisa em Educação Infantil com foco em currículo, tecnologias e participação da criança.

Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Akynara Aglaé Burlamaqui, pedagoga (Centro de Educação, UFRN, 2002). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional (LATIC - UFERSA, Angicos). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inovação, Tecnologias e Acessibilidade (EITA).Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - LCI, UFERSA, Angicos. Vice coordenadora do Curso de Pedagogia (UFERSA, Angicos). Cofundadora da RoboEduc, Escola de Programação e Robótica, Natal, RN. Participa como pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (Npiti, IMD, UFRN). Participa de projetos de pesquisa / extensão envolvendo Tecnologias Educacionais, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional, Jogos Digitais Educacionais, Formação e Prática Docente.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Ferreira, R. L. de P., & Burlamaqui, A. A. R. S. da S. (2024). BNCC da computação e as crianças da pré-escola: revelações sobre as vivências envolvendo o pensamento computacional . Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 59–80. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264086