BNCC da computação e as crianças da pré-escola: revelações sobre as vivências envolvendo o pensamento computacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264086Palavras-chave:
Pensamento Computacional, BNCC Computação, Crianças, ParticipaçãoResumo
A criança vem ganhando protagonismo nas pesquisas passando a fazer parte da investigação por meio de sua participação ativa. No entanto, quando se trata de políticas públicas, ainda são pouco ouvidas. Deste modo, esta investigação buscou evidenciar as perspectivas e sentidos que as crianças atribuem às práticas desenvolvidas junto a elas a partir da BNCC da Computação, no eixo de Pensamento Computacional. Como suporte teórico: Dahlberg; Moss; Pence (2019), Sarmento (2008) nos auxiliam na compreensão de criança como sujeito de direitos. Para refletir a relação das crianças e as mídias; Belloni (2009), Valente (2016) e Cordeiro (2021; 2023), para tratar do pensamento computacional; SBC (2019), CIEB (2020), Wing (2006; 2011), Brackmann (2017). Participaram da pesquisa 22 crianças da pré-escola de uma instituição pública de Parnamirim-RN. A pesquisa respalda-se na metodologia qualitativa, na qual as múltiplas linguagens das crianças foram analisadas por nuances da ATD. Seus interesses foram organizados em três categorias de análise que sustentam a ideia de que as crianças gostam de aprender com os meios digitais, com jogos e com a natureza. Os resultados apontam para a importância da participação infantil. A partir das suas múltiplas linguagens, as crianças nos revelam o que pensam, como compreendem e experimentam as vivências propostas no complemento da BNCC.
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