Revisão sistemática da literatura sobre a percepção dos docentes acerca do uso das TDICs na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264093Palabras clave:
Revisão Sistemática da Literatura, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação Profissional e TecnológicaResumen
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as percepções dos professores em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abrangendo o período da pesquisa entre 2018 a 2023. O estudo visa identificar o impacto das TDICs nesse contexto educacional, destacando os desafios enfrentados pelos docentes e as formas como essas tecnologias podem potencializar as práticas pedagógicas. Recursos como Podcast, WhatsApp, JALINGVA STUDIO e Drive se destacam positivamente, enquanto GBL MICUIN$ - M$ e VODCAST promovem novas práticas de ensino. O artigo também aborda desafios significativos, como a escassez de laboratórios, o acesso limitado à internet e a necessidade de formação contínua dos professores. Em conclusão, o suporte institucional e a capacitação dos docentes são essenciais para maximizar o potencial das TDICs na EPT.
Citas
ANDRADE, L. G. S. B.; AGUIAR, N. C.; FERRETE, R. B.; SANTOS, J. Geração z e as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
BORBA, M. C.; LACERDA, H. D. G. Políticas Públicas e Tecnologias Digitais: Um celular por aluno. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 3, 2015.
BURNIER, S.; CRUZ, R. M. R.; DURÃES, M. N.; PAZ, M. L.; SILVA, A. N.; SILVA, I. M. M. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 35, p. 343-358, ago. 2007.
BRASIL. Lei nº 4.024/1961, de 20 de dezembro de 1961, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Lei Federal nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5540.htm. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Referente a profissionalização do ensino de 2º grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Parecer CNE/CEB Nº 11/2012. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/pareceres_cne/pceb011_12.pdf. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. Brasília, DF, 16 fev. 2017b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 04 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 04 nov. 2024.
CABRAL, M. V. A.; LIMA, A. G.; SOUZA, A. S.; LOUREIRO, V. J. S.; RODRIGUES, M. C.; MACEDO, P. de S.; VALE, R. F.; TURRA, M.; QUEIROZ, P. P. N. Metodologias ativas e tecnologia: explorando a integração na educação. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 4251–4269, 2023.
CAVALCANTE, J. L.; ASSÍS, M. A. de; BARROS, E. F.; LESSA, M. A. M. Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando Scratch e sua aplicação no ensino de matemática básica: um relato de experiência. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 126–141, 2023.
CAVALCANTE, J. L.; LOPES, L. E.; COUTINHO, E. F.; NUNES, R. F. O Light Bot como ferramenta de estímulo ao pensamento computacional: uma avaliação da experiência do usuário. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 15, n. 1, 2024.
CORADINI, N. H. K.; BORGES, A. F.; DUTRA, C. E. M. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020.
DANTAS, Á. M. C.; VIANA, H.; ABIJAUDE, J.; SOBREIRA, P. Internet das coisas e aprendizagem colaborativa: revisão sistemática da literatura. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). In: Anais do [...], volume 29, page 278 - (2018).
DÁVILA, K. S. As tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica no estado do amazonas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 20, p. 1 – 13, e11392, set. 2021.
DROZDIKOVA-ZARIPOVA, A. R.; SABIROVA, E. G. Usage of digital educational resources in teaching students with application of “flipped classroom” technology. Contemporary Educational Technology, 12(2), ep278, 2020.
ESPÍNDOLA, M. B.; GIANNELLA, T. R. Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: contribuições do modelo do conhecimento pedagógico-tecnológico do conteúdo. Educere Et Educare, v. 14, n. 32, p. 10-17648/educare. v14i32. 18287, 2019.
FILIPPIN, E. S.; MORESCHI, R. K. Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional no Brasil: a atuação do Instituto Federal de Santa Catarina. Revista Desenvolvimento em Questão. Editora Unijuí, v. 18, 2020.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GRANETTO, K. B. Evasão escolar: Ações governamentais e a negação do acesso e permanência no ensino médio do Brasil no período de 2016 a 2019. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2022.
HARYANI, E.; COBEN, W. W.; PLEASANTS, B. A.; FETTERS, M. K. Analysis of teachers' resources for integrating the skills of creativity and innovation, critical thinking and problem solving, collaboration, and communication in science classrooms. Journal Pendidikan IPA Indonesia, v. 10, n. 1, p. 92-102, 2021.
JOLY, M. C. R. A.; SILVA, B. D.; ALMEIDA, L. S. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 83-96, 2012.
KUNZE, N. C. O surgimento da rede federal de educação profissional nos primórdios do regime republicano brasileiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica /Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 2, (nov. 2009 -). – Brasília: MEC, SETEC, 2009.
LIMA, L.; LOUREIRO, R. C. Integração entre docência e tecnologia digital: o desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais em contexto interdisciplinar. Revista Tecnologias na Educação, Fortaleza, v.17, n.8, p.1-11, 2016.
MACHADO, S.; RAMOS, I.; ORTEGA, L. Incorporação das tdic nas práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática da educação profissional técnica de nível médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 85-104, 13 ago. 2022.
MAGALHÃES, F. P. Gêneros discursivos da esfera empresarial no ensino da educação profissional: reflexões, análises e possibilidades. Pelotas: 358f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Católica de Pelotas, 2011.
MATOS, J. D. V.; MATOS, F. B.; FERREIRA, J. C. Possibilidades da utilização de tic’s no contexto da ept: um estudo aplicado ao curso técnico em mineração. Revista Interfaces da Educação, v. 13, n. 37, 2022.
MATOS, M. A. E.; SÁ, C. G. P. As metodologias ativas e a docência para a educação profissional científica e tecnológica. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 15, n. 34, 2020.
MOURA, D. H. Ensino médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, J. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed. p. 58-79, 2010.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015.
ORTIGARA, C. Políticas para a educação profissional no brasil: os institutos federais de educação ciência e tecnologia e a educação integral. Pouso Alegre, MG: IF Sul de Minas, 2014
PETERSEN, K., FELDT, R., MUJTABA, S., MATTSSON, M. Systematic mapping studies in software engineering. 12th international conference on evaluation and assessment in software engineering (EASE). BCS Learning & Development, 2008.
PIZZANI, L.; SILVA, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 10(2), 53-66. 2012.
PONTES, E. A. S. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
POZO, J. I.; PEREZ ECHEVERRÍA, M.-P.; CASAS-MAS, A.; LOPEZ-IÑIGUEZ, G.; CABELLOS, B.; MENDEZ, E.; TORRADO, J. A.; BAÑO, L. Teaching and learning musical instruments through ICT: the impact of the COVID-19 pandemic lockdown. Heliyon, v. 8, n. 1, p. e08761, 2022.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
RIBEIRO, L., FOSS, L., CAVALHEIRO, S. A. D. C., KNIPHOFF DA CRUZ, M. E. J., FRANÇA, R S. The Brazilian School Computing Standard.54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1 (pp. 53-58), 2023. In: Proceedings of […], 2023.
RODRIGUES, R. F. L.; FILHO, N. F. D. Educação e Tecnologias aplicadas ao ensino profissional e tecnológico: Relato de experiência docente no Mestrado ProfEPT. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 19, n. 1, p. 105-114, 2021.
SANTOS, D. S.; CAVALCANTE, R. P.; MALDANER, J. J.; FILHO, A. D P. O lugar da educação profissional e tecnológica na reforma do ensino médio em contexto brasileiro: da lei nº 13.145/2017 à BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e9488-e9488, 2020.
SILVA, I. F. da; FELICIO, C. M. Mediação de práticas educativas na educação profissional com tecnologias digitais da informação e comunicação: considerações a partir da teoria histórico-cultural. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n.:, p. e191222, 2022.
VASCONCELOS, A. P. M. F.; ASTIGARRAGA, A. A. Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.
WEREBE, M. 30 anos depois: grandeza e misérias do ensino no brasil. São Paulo: Editora Ática. Série Educação em Ação, 1994.
XIMENES, S. B. Direito à qualidade na educação básica: teoria e crítica. Editora Quartier Latin do Brasil, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jonas Cavalcante, Leonardo Marques, Rubens Nunes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

