Integração do Pensamento Computacional ao currículo da Educação Infantil: Um mapeamento sistemático da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263932

Palabras clave:

BNCC, crianças, Computação

Resumen

O objetivo deste artigo é mapear produções científicas a cerca de experiências práticas e discussões teóricas sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional junto a crianças pequenas. O trabalho é fruto dos estudos e inquietações de uma pesquisa de Mestrado sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular da Computação ao currículo da Educação Infantil. É construído a partir da busca por trabalhos científicos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em alguns dos principais periódicos e eventos científicos os quais abordam o tema no Brasil, utilizando strings de busca, com recorte temporal de 2017 à 2022. O estudo revela como tem acontecido algumas iniciativas práticas, ainda embrionárias, para promover o pensamento computacional na Educação Infantil. Também se constata que o pensamento computacional pode ser integrado ao currículo tanto com atividades plugadas, como a partir de atividades desplugadas. Destaca ainda a importância de políticas públicas, a fim de garantir investimentos necessários para que a Computação não esteja presente apenas nos documentos normativos e tão pouco seja “privilégio” de apenas alguns estudantes na sociedade e sim direito de todos os estudantes do Brasil, inclusive das crianças da Educação Infantil.

 

Biografía del autor/a

Akynara Aglaé Burlamaqui, Universidade Federal Rural do Semiárido

Akynara Aglaé Burlamaqui, pedagoga (Centro de Educação, UFRN, 2002). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional (LATIC - UFERSA, Angicos). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inovação, Tecnologias e Acessibilidade (EITA).Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - LCI, UFERSA, Angicos. Vice coordenadora do Curso de Pedagogia (UFERSA, Angicos). Cofundadora da RoboEduc, Escola de Programação e Robótica, Natal, RN. Participa como pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (Npiti, IMD, UFRN). Participa de projetos de pesquisa / extensão envolvendo Tecnologias Educacionais, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional, Jogos Digitais Educacionais, Formação e Prática Docente.

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Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Ferreira, R., & Burlamaqui, A. A. (2024). Integração do Pensamento Computacional ao currículo da Educação Infantil: Um mapeamento sistemático da literatura. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 206–224. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263932