Integração do Pensamento Computacional ao currículo da Educação Infantil: Um mapeamento sistemático da literatura
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263932Palabras clave:
BNCC, crianças, ComputaçãoResumen
O objetivo deste artigo é mapear produções científicas a cerca de experiências práticas e discussões teóricas sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional junto a crianças pequenas. O trabalho é fruto dos estudos e inquietações de uma pesquisa de Mestrado sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular da Computação ao currículo da Educação Infantil. É construído a partir da busca por trabalhos científicos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em alguns dos principais periódicos e eventos científicos os quais abordam o tema no Brasil, utilizando strings de busca, com recorte temporal de 2017 à 2022. O estudo revela como tem acontecido algumas iniciativas práticas, ainda embrionárias, para promover o pensamento computacional na Educação Infantil. Também se constata que o pensamento computacional pode ser integrado ao currículo tanto com atividades plugadas, como a partir de atividades desplugadas. Destaca ainda a importância de políticas públicas, a fim de garantir investimentos necessários para que a Computação não esteja presente apenas nos documentos normativos e tão pouco seja “privilégio” de apenas alguns estudantes na sociedade e sim direito de todos os estudantes do Brasil, inclusive das crianças da Educação Infantil.
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