Mapeando a formação docente em tecnologias digitais e seus impactos nas práticas pedagógicas em um município do Vale do Rio dos Sinos

Autores

  • Andrea Dreher Muller Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Sandra Teresinha Miorelli Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264056

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologias Digitais, Práticas pedagógicas, Inclusão digital, Cultura Digital

Resumo

O artigo apresenta o processo de formação docente continuada em tecnologias digitais ofertadas por um município do Vale do Rio do Sinos entre os anos de 2020 e 2022 e os impactos destas formações nas práticas pedagógicas dos professores. Aborda o conceito de competências, a análise das formações considerando os cursos ofertados, sua carga horária, conhecimentos e habilidades desenvolvidas. Dos professores que realizaram as formações, foi selecionada uma amostra baseada em critérios como frequência nas formações e representatividade destes professores nos segmentos da educação municipal (infantil, iniciais, finais, EVAM e R2) e na indicação dos nomes dos destes por parte do Núcleo de Tecnologia Municipal para realizar entrevistas semiestruturadas de forma a identificar como as formações se traduzem em práticas efetivas em sala de aula. O artigo conclui com a análise das falas dos entrevistados e a importância do processo formativo para estes sujeitos, a fim de alcançar a efetiva inserção dos usos destas tecnologias digitais no contexto escolar.

Biografia do Autor

Andrea Dreher Muller, Universidade Feevale

Atualmente trabalha no Núcleo de Tecnologia e Educação Municipal de São Leopoldo, é concursada como professora da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo (+20 anos), foi gestora publica, bolsista de CNPq, graduada em Pedagogia (2006), Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (2010) e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale. Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e atuou como professora de Inglês no Ensino Médio e também nas várias etapas do EJA Educação de Jovens e Adultos em São Leopoldo.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Muller, A. D., Barbosa, D. N. F., & Miorelli, S. T. (2024). Mapeando a formação docente em tecnologias digitais e seus impactos nas práticas pedagógicas em um município do Vale do Rio dos Sinos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 186–205. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264056