A música em jogo: explorando o potencial dos jogos digitais na educação musical
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264049Palavras-chave:
Lei nº 13.278/2016, ensino fundamental, educação em música, tap tap music, geometry dashResumo
Com a crescente popularidade dos jogos digitais entre os jovens e a necessidade de incluir o ensino de música nas escolas, surge a oportunidade de integrar esses jogos na educação musical. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo investigar a influência dos jogos digitais na educação musical de estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, com a participação de estudantes do 5º e 9º anos de uma escola particular no interior de São Paulo, envolvendo 10 estudantes de cada turma, que participaram voluntariamente de uma intervenção. A intervenção pedagógica, realizada ao longo de uma semana, utilizou o jogo "Tap Tap Music" para o 5º ano e "Geometry Dash" para o 9º ano. A coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção. Os resultados demonstraram melhorias significativas nos conhecimentos musicais dos estudantes que participaram da intervenção, com avanços na compreensão de conceitos musicais como ritmo, altura e timbre. A pesquisa evidenciou que o uso de jogos digitais como ferramentas educativas pode tornar o ensino de música mais dinâmico e significativo para estudantes do Ensino Fundamental.
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