A música em jogo: explorando o potencial dos jogos digitais na educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264049

Palavras-chave:

Lei nº 13.278/2016, ensino fundamental, educação em música, tap tap music, geometry dash

Resumo

Com a crescente popularidade dos jogos digitais entre os jovens e a necessidade de incluir o ensino de música nas escolas, surge a oportunidade de integrar esses jogos na educação musical. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo investigar a influência dos jogos digitais na educação musical de estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, com a participação de estudantes do 5º e 9º anos de uma escola particular no interior de São Paulo, envolvendo 10 estudantes de cada turma, que participaram voluntariamente de uma intervenção. A intervenção pedagógica, realizada ao longo de uma semana, utilizou o jogo "Tap Tap Music" para o 5º ano e "Geometry Dash" para o 9º ano. A coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção. Os resultados demonstraram melhorias significativas nos conhecimentos musicais dos estudantes que participaram da intervenção, com avanços na compreensão de conceitos musicais como ritmo, altura e timbre. A pesquisa evidenciou que o uso de jogos digitais como ferramentas educativas pode tornar o ensino de música mais dinâmico e significativo para estudantes do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Beatriz Oliveira Ogata, Universidade do Oeste Paulista

Cantora, Professora e Empresária. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui graduação em Licenciatura em Música (2016) e Especialização em Arte na Educação (2017) pela mesma instituição. Atualmente é Sócia e Professora do Espaço Musical e Produtora Duas Muié Produções. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Música e Tecnologias Digitais. 

Sidinei Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Faculdade de Informática de Presidente Prudente Fipp/Unoeste e Faculdade de Medicina de Presidente Prudente Famepp/Unoeste. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoeste como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias Ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Educação Médica, Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics.

Referências

BALOGH JÚNIOR, C. H. P. O Uso dos Games Digitais para a Educação Musical no Ensino Fundamental I. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.

BARRETO, Daniele Marques dos Santos. Arte e música para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 43, p. 11–18, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/460. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº. 12/2013. Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília, 4 dez. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14875&Itemid=. Acesso em: 22 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a LDB nº 9.394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de maio de 2016b, Seção 1, p. 42. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40721-rceb002-16-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 mai. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6.º do artigo 26 da Lei n.º 9394/96, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2016a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm. Acesso em: 22 mai. 2024.

CARNEIRO, R. G. M. Informática na educação: representações sociais no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

CHAMORRO, A. L. A educação musical infantil e o uso das tecnologias de informação e comunicação: percepção dos docentes. Dissertação. 2015. (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.

FARIA RODRIGUES, T. D. DE F.; SARAMAGO DE OLIVEIRA, G.; ALVES DOS SANTOS, J. AS PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS NA EDUCAÇÃO. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 154-174, 25 dez. 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49. Acesso em: 21 ago 2025.

FARIA, L. C. F. Da Sala de Estar à Sala de Aula: Educação Musical por Meio de Jogos Eletrônicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.

FERNÁNDEZ, Olivia Hernández. A escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.

FIGUEIREDO, S. Retratos da Educação Musical na Escola Brasileira. Revista Portuguesa de Educação Artística, v. 3, p. 115-117, 2013.

FILÉ, V. Novas Tecnologias, antigas estruturas de produção de desigualdades. In: FREIRE, W. (Org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008. p. 31-47.

FONTANA, Paulo Gabriel Alves; CLASSE, Tadeu Moreira de. ONDABEAT: Uma proposta de ensino de ritmo através de jogos digitais. In: Anais da Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ), 7, 2021, Evento Online. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 112-115. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ersi-rj/article/view/16988. Acesso em: 23 jun 2024.

FREITAS, Victor; MORAIS, Alana. Ensino de Música apoiado pelo uso de serious games: revisão sistemática sobre o panorama de publicações nacionais e internacionais. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 30, n. 1, 833. 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/8811. Acesso em: 4 dez. 2023.

HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed., São Paulo: Perspectiva, 2000.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 17-25, set. 2004. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/343. Acesso em: 15 out. 2024.

NIGRE, Raquel Mariano; PIMENTEL, Florinda Cerdeira. Os benefícios da música na escola. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 24, p. 102-112, 2021. Disponível em: https://cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1702. Acesso em: 22 jun 2024.

PAULA, B. H.; VALENTE, J. A. Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal. Revista Ibero-americana de Educação, v. 70, n. 1, p. 9-28, 2016. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/1097_Artigo%20revista%20OEI-RIE70_1.pdf#page=9. Acesso em: 10 jan. 2024.

SANTAELLA, L; FEITOZA, M. Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

TELES, Jane Nunes; NERI, Sidônia Vieira; SILVA, José Carlos Ribeiro. As Contribuições da Música no Processo de Aprendizagem das Crianças na Educação Infantil. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 38-52, 2022. DOI: 10.47879/ed.ep.2022663p38. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/598. Acesso em: 15 out. 2024.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez; 18ª edição. 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Ogata, B. O., & Sousa, S. O. (2024). A música em jogo: explorando o potencial dos jogos digitais na educação musical. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 98–119. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264049