Configuração de tempo e espaço: passado, presente e futuro em jogos eletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264026

Palavras-chave:

Educação, Jogos eletrônicos, espaço, tecnologia, tempo

Resumo

Os jogos eletrônicos são artefatos amplamente presentes na sociedade, alcançando, ao longo dos anos, pessoas de várias idades e transformando nossas relações com a tecnologia por meio das interações que temos com suas histórias e ambientações. Tratam-se de elementos que, a partir da mediação docente, são capazes de potencializar a construção do conhecimento científico através da representação de diferentes espaços e tempos, podendo ser utilizados em contextos educacionais que envolvem a interação entre pessoas e tecnologia. Neste artigo, nosso objetivo é analisar como os jogos eletrônicos representam o tempo histórico e o espaço geográfico em uma aproximação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, revisamos os conceitos relevantes dos componentes curriculares de História e Geografia e examinamos a presença desses conceitos nas narrativas, imagens, personagens e cenários dos jogos Assassin’s Creed Origins e Horizon Zero Dawn. Por fim, concluímos que esses jogos são artefatos que nos conectam a diferentes épocas e lugares, permitindo-nos perceber nossas ações no passado e presente bem como refletir criticamente sobre o futuro.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Carneiro, E. L., Backes, L., & Campos, D. F. (2024). Configuração de tempo e espaço: passado, presente e futuro em jogos eletrônicos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 251–269. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264026