v. 12 n. 3 (2021): Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais

Publicado: 2021-08-03

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais

  • Editorial - Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos Anos Iniciais

    Gilda Lisbôa Guimarães, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
  • Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório

    Lurdes Serrazina
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302
  • “É número ou letra?” Notações feitas por crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

    Maanaín Rodrigues de Sousa, Juliana Ferreira Gomes da Silva, Alina Galvão Spinillo
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250511
  • “Como faço a conta?” – Esquemas mentais e registros de representações das operações do campo aditivo

    Teresa Cristina Etcheverria, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Tânia Maria Mendonça Campos
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250393
  • Conceitos do campo multiplicativo e a metodologia de resolução de problemas

    Edite Resende Vieira, Ana Maria Carneiro Abrahão
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250557
  • Formação continuada em uma comunidade profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: análise de tarefas sobre números e operações

    Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni, Everton José Goldoni Estevam
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250540
  • BNCC: uma análise das tarefas prescritas na unidade temática álgebra

    Izabella Oliveira, Luiz Márcio Santos Farias
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250175
  • A early algebra, o pensamento funcional e a recontextualização pedagógica dos textos produzidos por professoras dos anos iniciais: um estudo de caso

    Alex Almeida de Souza, Iane de Jesus Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250278
  • Pensamento algébrico nos anos iniciais: o que pensam os professores?

    Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250366
  • A igualdade na aula de Matemática da Educação Infantil: por que devemos ficar atentos ao usar esse sinal?

    Ana Virginia de Almeida Luna, Vera Lucia Merlini, Ângela Ateone Batista do Carmo Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250567
  • Algumas reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico no Currículo de Matemática da cidade de São Paulo

    Edda Curi
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250560
  • O ensino e a aprendizagem de referenciais espaciais: esquerda e direita

    Leila Pessôa da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250191
  • O ensino de figuras geométricas espaciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de pesquisa e ensino envolvendo a metodologia Lesson Study

    Suzete de Souza Borelli, Priscila Bernardo Martins
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250556
  • Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais

    João Alberto da Silva, Gabriela Braz, Isabella Ferreira Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565
  • Vamos além no "era uma vez": literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais nos anos iniciais

    Amanda Correia Cidreira, Ana Carolina Faustino
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250559
  • O ensino e aprendizagem de amostragem por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental baseado na Teoria da Atividade

    Tâmara Marques da Silva Gomes, Gilda Lisbôa Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250199
  • Complejidad semiótica de las tablas estadísticas en textos escolares chilenos y españoles de educación primaria

    Jocelyn Díaz-Pallauta, Carmen Batanero, María M. Gea
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250155
  • Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprendendo a interpretar e construir tabelas a partir de sequências de ensino

    Betania Evangelista, Marcília Pontes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250531
  • Potencialidades de uma sequência para ensinar as medidas de tendência central nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Irene Mauricio Cazorla, Sandra Maria Pinto Magina, Cláudio Vitor Santana
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250551
  • Software PIXTON©: uma proposta de recurso para a ilustração de possibilidades combinatórias

    Dacymere da Silva Gadelha, Rute Borba, Juliana Azevedo Montenegro
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250198
  • Crianças de 6 anos fazendo Investigação Estatística

    Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Viviane Carvalho Mendes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250571
  • Sobre modelos matemáticos nos anos iniciais: das pesquisas às práticas

    Emerson Tortola, Karina Alessandra Pessoa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250564
  • A prática pedagógica com modelagem matemática no anos iniciais do Ensino Fundamental

    Flavia Pollyany Teodoro, Lilian Akemi Kato
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250457