O ensino de figuras geométricas espaciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de pesquisa e ensino envolvendo a metodologia Lesson Study

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250556

Palabras clave:

estudos de aula, figuras geométricas espaciais, anos iniciais do ensino fundamental, pesquisa e ensino

Resumen

Este artigo tem por propósito trazer algumas reflexões sobre a aprendizagem de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo geometria e suas representações espaciais no plano. Ele foi desenvolvido em um curso de extensão no ano de 2019 em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com o objetivo de aprofundar as reflexões dos professores sobre o Currículo da Cidade e os materiais curriculares por ela produzidos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com observação participante em um processo de formação envolvendo o Estudo de Aula em uma perspectiva colaborativa. Dentre os resultados encontrados, percebemos que os professores conseguiram identificar as dúvidas de seus alunos em relação ao ensino das representações dos prismas e pirâmides em um plano, a partir de referenciais teóricos que possibilitaram a compreensão das dúvidas apresentadas pelos estudantes sobre esse tema matemático.

Biografía del autor/a

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Educação a distância e elaboração de materiais. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Universidade Cruzeiro do Sul e tutora do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Autora do caderno do aluno do 8º ano de Matemática e do caderno do professor 4º, 8º e 9º de Matemática da Secretaria Municipal de São Paulo. Formadora de professores pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.Participei de Projetos de Pesquisa financiados pela FAPESP e UNESCO. Membro do Conselho editorial de uma Revista Internacional, intitulada Teacher Education and Curriculum Studies". Formadora de professores da Secretaria Estadual da Educação no âmbito do programa "Aprender Mais"- Currículo Paulista. Professora responsável e Conteudista da Pós-Graduação " Alfabetização em contextos: múltiplas linguagens".

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Publicado

2021-08-03

Cómo citar

Borelli, S. de S., & Martins, P. B. (2021). O ensino de figuras geométricas espaciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de pesquisa e ensino envolvendo a metodologia Lesson Study. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250556

Número

Sección

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais