O ensino de figuras geométricas espaciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de pesquisa e ensino envolvendo a metodologia Lesson Study
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250556Schlagworte:
estudos de aula, figuras geométricas espaciais, anos iniciais do ensino fundamental, pesquisa e ensinoAbstract
Este artigo tem por propósito trazer algumas reflexões sobre a aprendizagem de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo geometria e suas representações espaciais no plano. Ele foi desenvolvido em um curso de extensão no ano de 2019 em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com o objetivo de aprofundar as reflexões dos professores sobre o Currículo da Cidade e os materiais curriculares por ela produzidos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com observação participante em um processo de formação envolvendo o Estudo de Aula em uma perspectiva colaborativa. Dentre os resultados encontrados, percebemos que os professores conseguiram identificar as dúvidas de seus alunos em relação ao ensino das representações dos prismas e pirâmides em um plano, a partir de referenciais teóricos que possibilitaram a compreensão das dúvidas apresentadas pelos estudantes sobre esse tema matemático.
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