Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565

Parole chiave:

estimativa, livro didático, senso numérico, processos cognitivos

Abstract

Neste artigo faz-se a análise de atividades que envolvem a ideia de estimativa em uma coleção de livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O delineamento da pesquisa documental e a técnica da Análise de Conteúdo permitiram identificar 81 atividades que anunciavam a capacidade de estimar. Após a exploração do material, identificou-se que apenas 36 atividades desenvolviam características vinculadas à habilidade de estimar. As atividades excluídas traziam exercícios de imaginação, arredondamentos, cálculo mental exato e outros, sob o título ou a demanda de estimar, ainda que as características das situações não envolvessem processos cognitivos próprios. Considerando-se o corpus de análise, construíram-se três categorias: (a) atividades incipientes, para aquelas que demonstravam traços iniciais de estimativa; (b) atividades potenciais, para aquelas que podem desenvolver a estimativa dependendo da condução ou do processo de resolução da criança; e (c) atividades funcionais, as quais mostram situações qualificadas. Os dados indicam que os livros didáticos analisados necessitam de maior clareza para o que consideram estimar, bem como de incremento de qualidade nas propostas. Recomenda-se que o professor atente para outros materiais didáticos e situações complementares para o desenvolvimento da habilidade de estimar.

Biografia autore

Gabriela Braz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Psicóloga, Graduada pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande, Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal Do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. Durante a primeira graduação atuou nas Escolas da Rede Municipal de Rio Grande, no Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF - Urbano e na Clínica Escola da Faculdade Anhanguera. Atualmente cursando Pedagogia Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande, durante o ano de 2017 foi integrante do Programa de Educação Tutorial - PET - Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst, Onde atuou no Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Desenvolve pesquisas no Laboratório de Estudos Cognitivos da Educação Estatística, oficinas de Estratégias de Ensino de Estatística para Educação Básica e Letramento Multimídia Estatístico na rede municipal projeto aprovado pela Fundação Carlos Chagas.

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Pubblicato

2021-08-03

Come citare

Silva, J. A. da, Braz, G., & Cardoso, I. F. (2021). Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565

Fascicolo

Sezione

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais