Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565Parole chiave:
estimativa, livro didático, senso numérico, processos cognitivosAbstract
Neste artigo faz-se a análise de atividades que envolvem a ideia de estimativa em uma coleção de livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O delineamento da pesquisa documental e a técnica da Análise de Conteúdo permitiram identificar 81 atividades que anunciavam a capacidade de estimar. Após a exploração do material, identificou-se que apenas 36 atividades desenvolviam características vinculadas à habilidade de estimar. As atividades excluídas traziam exercícios de imaginação, arredondamentos, cálculo mental exato e outros, sob o título ou a demanda de estimar, ainda que as características das situações não envolvessem processos cognitivos próprios. Considerando-se o corpus de análise, construíram-se três categorias: (a) atividades incipientes, para aquelas que demonstravam traços iniciais de estimativa; (b) atividades potenciais, para aquelas que podem desenvolver a estimativa dependendo da condução ou do processo de resolução da criança; e (c) atividades funcionais, as quais mostram situações qualificadas. Os dados indicam que os livros didáticos analisados necessitam de maior clareza para o que consideram estimar, bem como de incremento de qualidade nas propostas. Recomenda-se que o professor atente para outros materiais didáticos e situações complementares para o desenvolvimento da habilidade de estimar.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.
BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CORSO, L.; DORNELES, B. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, 2010.
FIGUEIREDO, N. Método e metodologia na pesquisa científica. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2007.
FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. 2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/legislacao/item/9787-sobre-os-programas-do-livro. Acesso em: 20 ago. 2020.
GAL, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, [s. l.], v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, R. Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
MINAYO, M. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética; Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. In: PIAGET. Traduções de Nathanael C. Caixeiro, Zilda A. Daeir, Celia E. A. Di Pietro. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 2. ed. 426p. (Os Pensadores).
PIAGET, J.; INHELDER, B. A origem da ideia do acaso na criança. Rio de Janeiro: Record, 1951.
RAMOS, A.; GOODWIN, F.; LAUDARES, J. A importância do senso numérico na aprendizagem da matemática. Revista Científica Cet-Faesa, Vitória, v. 7, p. 65-70, 2015.
SAMÁ, S.; SILVA, C. Estatística I. Porto Alegre: A autora, 2013.
SANTOS, V.; MARTINS, L. A importância do livro didático. Candombá: Revista Virtual, Salvador, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2011.
SPINILLO, A. Noções iniciais das crianças sobre probabilidade. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 47-68, abr. 1995.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.