Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565

Schlagworte:

estimativa, livro didático, senso numérico, processos cognitivos

Abstract

Neste artigo faz-se a análise de atividades que envolvem a ideia de estimativa em uma coleção de livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O delineamento da pesquisa documental e a técnica da Análise de Conteúdo permitiram identificar 81 atividades que anunciavam a capacidade de estimar. Após a exploração do material, identificou-se que apenas 36 atividades desenvolviam características vinculadas à habilidade de estimar. As atividades excluídas traziam exercícios de imaginação, arredondamentos, cálculo mental exato e outros, sob o título ou a demanda de estimar, ainda que as características das situações não envolvessem processos cognitivos próprios. Considerando-se o corpus de análise, construíram-se três categorias: (a) atividades incipientes, para aquelas que demonstravam traços iniciais de estimativa; (b) atividades potenciais, para aquelas que podem desenvolver a estimativa dependendo da condução ou do processo de resolução da criança; e (c) atividades funcionais, as quais mostram situações qualificadas. Os dados indicam que os livros didáticos analisados necessitam de maior clareza para o que consideram estimar, bem como de incremento de qualidade nas propostas. Recomenda-se que o professor atente para outros materiais didáticos e situações complementares para o desenvolvimento da habilidade de estimar.

Autor/innen-Biografie

Gabriela Braz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Psicóloga, Graduada pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande, Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal Do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. Durante a primeira graduação atuou nas Escolas da Rede Municipal de Rio Grande, no Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF - Urbano e na Clínica Escola da Faculdade Anhanguera. Atualmente cursando Pedagogia Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande, durante o ano de 2017 foi integrante do Programa de Educação Tutorial - PET - Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst, Onde atuou no Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Desenvolve pesquisas no Laboratório de Estudos Cognitivos da Educação Estatística, oficinas de Estratégias de Ensino de Estatística para Educação Básica e Letramento Multimídia Estatístico na rede municipal projeto aprovado pela Fundação Carlos Chagas.

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Veröffentlicht

2021-08-03

Zitationsvorschlag

Silva, J. A. da, Braz, G., & Cardoso, I. F. (2021). Análise de atividades envolvendo estimativa em livros didáticos dos anos iniciais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250565

Ausgabe

Rubrik

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais