Potencialidades de uma sequência para ensinar as medidas de tendência central nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250551

Parole chiave:

medidas de tendências central, anos iniciais, ciclo investigativo, cubo estatístico

Abstract

As medidas de tendência central (MTC) – Moda, Mediana e Média – são fundamentais no processo de sumarização de dados, na compreensão de características dos fenômenos e no auxílio na tomada de decisões. Por essa razão, seu ensino tem sido objeto de investigação, em especial nos anos iniciais da escolarização. Um dos problemas enfrentados se deve à forma abstrata como essas são apresentadas às crianças, que ainda estão no processo de letramento matemático. Neste artigo analisamos as potencialidades e limitações, do ponto de vista teórico, de uma sequência para ensinar as MTC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, construída percorrendo as fases do ciclo investigativo, em que as crianças recolhem e analisam seus próprios dados utilizando o cubo estatístico como um material concreto manipulável para representar e trabalhar as MTC. Como referencial teórico para dar suporte as MTC, nos apoiamos na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Trata-se de uma reflexão teórica a partir das evidências de trabalhos correlatos. Espera-se que essas reflexões encorajem os professores e pesquisadores na busca por metodologias que possibilitem às crianças vivenciar e acompanhar a transformação dos dados brutos nessas estatísticas, dando-lhes sentido, e se apropriem desse campo conceitual tão importante na formação estatística dos estudantes.

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Biografie autore

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação pela Unicamp, professora do Mestrado em Educação Matemática da UESC.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Mathematics Education pela University of London, professora do Mestrado em Educação Matemática da UESC.

Cláudio Vitor Santana, Colégio Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP)

Mestre em Educação Matemática, professor de Matemática do Colégio Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP)

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Pubblicato

2021-08-03

Come citare

Cazorla, I. M., Magina, S. M. P., & Santana, C. V. (2021). Potencialidades de uma sequência para ensinar as medidas de tendência central nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250551

Fascicolo

Sezione

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais