Potencialidades de uma sequência para ensinar as medidas de tendência central nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250551Parole chiave:
medidas de tendências central, anos iniciais, ciclo investigativo, cubo estatísticoAbstract
As medidas de tendência central (MTC) – Moda, Mediana e Média – são fundamentais no processo de sumarização de dados, na compreensão de características dos fenômenos e no auxílio na tomada de decisões. Por essa razão, seu ensino tem sido objeto de investigação, em especial nos anos iniciais da escolarização. Um dos problemas enfrentados se deve à forma abstrata como essas são apresentadas às crianças, que ainda estão no processo de letramento matemático. Neste artigo analisamos as potencialidades e limitações, do ponto de vista teórico, de uma sequência para ensinar as MTC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, construída percorrendo as fases do ciclo investigativo, em que as crianças recolhem e analisam seus próprios dados utilizando o cubo estatístico como um material concreto manipulável para representar e trabalhar as MTC. Como referencial teórico para dar suporte as MTC, nos apoiamos na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Trata-se de uma reflexão teórica a partir das evidências de trabalhos correlatos. Espera-se que essas reflexões encorajem os professores e pesquisadores na busca por metodologias que possibilitem às crianças vivenciar e acompanhar a transformação dos dados brutos nessas estatísticas, dando-lhes sentido, e se apropriem desse campo conceitual tão importante na formação estatística dos estudantes.
.
Riferimenti bibliografici
ALSINA, A.; VÁSQUEZ, C.; MUÑIZ-RODRIGUEZ, L.; RODRIGUEZ-MUÑIZ, L. ¿Cómo promover la alfabetización estadística y probabilística en contexto? Estrategias y recursos. Épsilon - Revista de Educación Matemática, Logroño, n. 104, p. 99-128, 2020.
ANDRADE, V. Os conceitos de Medidas de Tendência Central e de Dispersão na formação estatística no Ensino Médio no Brasil e na França. Abordagem exploratória no quadro da Teoria Antropológica do Didático e da Teoria dos Campos Conceituais. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013.
BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de tendencia central. UNO, v. 25, p. 41-58, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Grandezas e Medidas. Brasília: MEC, 2014. https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-6-3.pdf.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BUEHRING, R. S. Análise de dados no início da escolaridade: uma realização de ensino por meio dos registros de representação semiótica. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
CAZORLA, I.; HENRIQUES, A.; SANTANA, C. O papel dos ostensivos na representação de variáveis estatísticas qualitativas. Bolema, São Carlos, v. 34, p. 1243-1263, 2020.
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.
CAZORLA, I.; SANTANA, E.; UTSUMI, M. O campo conceitual da média aritmética: uma primeira aproximação conceitual. Revemat, Florianópolis, v. 14, Edição Especial Educação Estatística, p. 1-21, 2019.
CAZORLA, I.; UTSUMI, M.; MONTEIRO, C. Variáveis estatísticas e suas representações em gráficos: reflexões para seu ensino. Números, Tenerif, v. 106, p. 23-32, 2021.
CHICK, H. Tools for transnumeration: early stages in the art of data representation. In: PUTT, I.; FARAGHER, R.; MCLEAN, M. (Eds.). Proceedings of the 27th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (p. 167-174). Sydney: MERGA, 2004.
COBO, B. Significados de las medidas de posición central para los estudiantes de secundaria. 2003. Tese (Doutorado) - Universidade de Granada. 2003. https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/tesiscobo.pdf.
COBO, B.; BATANERO, C. La mediana en la educación secundaria obligatoria: ¿un concepto sencillo? UNO, v. 23, p. 85-96, 2000.
FIGUEIREDO, T. Mediana e quartis: um caso de estudo das dificuldades de aprendizagem de alunos do 8.º ano de escolaridade. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática para professores) - Universidade de Aveiro]. 2017. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/21920/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Teresa_Figueiredo.pdf.
MAGINA, S.; LAUTERT, S.; CAZORLA, I. A Teoria dos Campos Conceituais na sala de aula. In: MAGINA; SPINILO; LAUTERT (Orgs.). Processos Cognitivos e Linguísticos na Educação Matemática. Teorias, Pesquisas e Salas de Aula (in press).
MAKAR, K.; RUBIN, A. A framework for thinking about informal Statistical inference. Statistics Education Research Journal, v. 8, n. 1, p. 82-105, 2009. https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/serj/SERJ8(1).pdf#page=85.
MAYÉN, S.; COBO, B.; BATANERO, C.; BALDERAS, P. Comprensión de las medidas de posición central en estudiantes mexicanos de bachillerato. Unión, v. 9, p. 187-201, 2017. http://www.fisem.org/www/union/revistas/2007/9/Union_009_016.pdf.
OLIVEIRA, T. Contribuições das disciplinas de estatística na formação do futuro professor de Matemática para a Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Santa Cruz, 2020.
SANTANA, C. Relações entre variáveis estatísticas na contextualização e apropriação da função afim. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Santa Cruz, 2020.
SILVA, C.; MAGINA, S.; SILVA, E. Homem Vitruviano. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. pp. 80-93.
SOUZA, A. C. A Educação Estatística na infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Unicsul, São Paulo, 2007.
SOUZA, M.; TINTI, D. O laboratório de ensino de Matemática e o ensino de Estatística: socializando reflexões e possibilidades a partir de uma vivência no curso Licenciatura em Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: SBEM, 2013. p. 1-9. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/3094_1728_ID.pdf.
VERGNAUD, G. A Classification of Cognitive Tasks and Operations of Thought Involved in Addition and Subtraction Problems. In. Addition and Subtraction: a cognitive Perspective. New Jerssey: Lawrense Erlbaun, 1982. p. 39-59.
VERGNAUD, G. Didactics as a Content-oriented Approach to Research on the Learning of Physics, Mathematics and Natural Language. New Orleand: AERA, 1984, p. 1-22.
VERGNAUD, G. Conclusion. In: JANVIER, C. (Ed.). Problem of Representation in the Teaching and Learning of Mathematics. London: LEA publishers. 1987, p. 227-232.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990a.
VERGNAUD, G. Epistemology and Psychology of Mathematics Education. In NESHER, P.; KILPATRICK, J. Cognition and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1990b. p. 14-30.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: J. Brun. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 155-191.
WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 1999, v. 67, p. 223-265. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.1999.tb00442.x.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.