Vamos além no "era uma vez": literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250559

Palavras-chave:

literatura infantil, anos iniciais, educação matemática, diversidade, relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades de conectar matemática, literatura infantil e questões étnico-raciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pautada em uma metodologia qualitativa, a produção de dados foi realizada em uma turma do 1° ano de uma escola pública, em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul (MS). Os dados foram registrados por meio de vídeos, fotos e anotações no diário de campo. Na pesquisa, foi analisada uma sequência didática desenvolvida durante três dias, que trabalhou conteúdos relacionados a grandezas e medidas a partir do livro: "As panquecas de Mama Panya", de Mary e Rich Chamberlin. Os resultados indicam que os estudantes se tornaram mais participativos quando o conceito matemático é introduzido por uma história de literatura infantil, possibilitando que números inteiros e fracionários fossem trabalhados a partir de um contexto significativo em que cada um deles tinha um referente na receita do livro. A presença de personagens negros na história, inclusive como protagonista, em um contexto positivo contribui para a construção de uma identidade cultural positiva, para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Cidreira, A. C., & Faustino, A. C. (2021). Vamos além no "era uma vez": literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais nos anos iniciais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250559

Edição

Seção

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais