A early algebra, o pensamento funcional e a recontextualização pedagógica dos textos produzidos por professoras dos anos iniciais: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250278

Palavras-chave:

ensino de álgebra, anos iniciais, formação continuada, recontextualização pedagógica, pensamento funcional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os textos do discurso algébrico, voltados para o pensamento funcional, que foram recontextualizados e ditos pelos sujeitos (professora-estudante) da prática pedagógica, em uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental. Tal artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada com um grupo de professoras dos Anos Iniciais. No entanto, o escopo deste estudo abarca apenas os dados coletados na sala de aula de uma dessas professoras. Sendo assim, a presente investigação insere-se em uma abordagem qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso, tendo como fundamentação teórica a Teoria dos Códigos de Basil Bernstein, além da revisão de literatura no âmbito da Early Algebra. A análise dos dados revela que ao operacionalizar o processo de recontextualização pedagógica, a professora cursista mostrou domínio das regras de reconhecimento e de realização, sabendo mover os textos produzidos na formação para a sua prática pedagógica. Além disso, verificou-se que, ao serem movidos do espaço de formação para o espaço da sala de aula, os textos recontextualizados apresentavam similaridades e diferenças em relação aos textos produzidos durante a formação, pois, ao serem deslocados, tais textos foram regulados pelos princípios específicos daquela nova prática pedagógica.

Biografia do Autor

Alex Almeida de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Estadual de Santa Cruz). Especialista em Matemática Financeira e Estatística (Universidade Candido Mendes). Graduado em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana). Atualmente participa, como membro, do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática (REPARE) e do Núcleo de estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS/SBEM-BA). Professor da rede pública de ensino nos municípios de Feira de Santana-Ba e Ipecaetá-Ba.

Iane de Jesus Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda em Educação (Universidade Estadual de feira de Santana). Especialista em Neuropsicopedagogia  e Psicopedagogia (Centro Universitário Leonardo Da Vinci). Formada em Pedagogia (Universidade Estadual de Feira de Santana). Atua desde 2013 como professora da Educação Básica, pelo Município de Feira de Santana no Centro de Educação Básica da UEFS. 

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Souza, A. A. de, & Carneiro, I. de J. (2021). A early algebra, o pensamento funcional e a recontextualização pedagógica dos textos produzidos por professoras dos anos iniciais: um estudo de caso. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250278

Edição

Seção

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais