Sobre modelos matemáticos nos anos iniciais: das pesquisas às práticas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250564Palavras-chave:
educação matemática, modelagem matemática, modelo matemático, anos iniciais, práticas de sala de aulaResumo
Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como modelos matemáticos são produzidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eles podem orientar as práticas com Modelagem na sala de aula nesse nível de escolaridade. A fundamentação teórica baseia-se na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para a construção de modelos matemáticos nos anos iniciais. Analisamos três atividades de Modelagem desenvolvidas por três professoras atuantes no 4º ano do Ensino Fundamental, em diferentes contextos de formação: pesquisa de iniciação científica de um curso de Licenciatura em Matemática; disciplina de Mestrado sobre Modelagem Matemática; e pesquisa de Mestrado em Ensino de Matemática. Nossa escolha metodológica para as análises dos relatórios entregues pelas professoras é de cunho qualitativo e segue encaminhamentos da Teoria Fundamentada em Dados. Por meio da codificação dos dados relativos à construção de modelos matemáticos que orientam as práticas em sala de aula, evidenciamos que esses são subsidiados pelo planejamento, pela responsabilidade compartilhada e pela comunicação.
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