O ensino e a aprendizagem de referenciais espaciais: esquerda e direita
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250191Palavras-chave:
educação matemática, geometria, lateralidade, anos iniciais do ensino fundamentalResumo
Este trabalho é oriundo de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisas em Matemática Escolar da Universidade Estadual de Maringá (GEPEME/UEM) com o objetivo de empreender um processo de formação na docência de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da produção de material destinado ao ensino de temas geométricos. Neste texto discutimos a diferença entre lateralidade e lateralização, destacando a necessidade de se ter um referencial para explorar questões ligadas à localização e à movimentação espacial. Com professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental, produzimos uma tarefa denominada “Representação de Trajetos” cujo objetivo era sensibilizar os alunos da necessidade de se estabelecer um referencial - no caso, direita e esquerda - para questões espaciais. Constatamos que uma sequência apropriada de tarefas, desenvolvidas com interferências adequadas, permitiu a alunos do 1º ano compreenderem a necessidade de um referencial espacial para se localizar no espaço, compreensão fundamental para apreensões mais complexas relacionadas à geometria.
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