Teaching and learning left and right spatial references

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250191

Keywords:

mathematical education, geometry, laterality, early years of elementary school

Abstract

This paper comes from a research developed by the Study and Research Group GEPEME/ UEM -Grupo de Estudo e Pesquisas em Matemática Escolar da Universidade Estadual de Maringá -whose objective was the undertaking of a process of training of teachers of the Early Years of Elementary Education, that was done by means of the production of materials for the teaching of geometric themes.  In this text, we discuss the difference between laterality and lateralization, highlighting the need to have a reference to explore issues related to location and spatial movement. With teachers working in the 1st year of Elementary School, we produced a task called “Path Representation” whose objective was to improve the students’ awareness of the need to establish a reference -in this case, right and left -for spatial issues. We found that an appropriate sequence of tasks, developed with appropriate interference, allowed students  to  understand  the  need  for  a  spatial  reference  to  be  located  in  space,  a  fundamental understanding for more complex apprehensions related to geometry.

Author Biography

Leila Pessôa da Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Licenciatura em Matemática pela Universidade Anhanguera, especialista em supervisão escolar e psicopedagogia, mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas, estágio de Doutoramento no Exterior pela Escola Superior de Educação de Lisboa (2014) e doutorado em Educação Para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ensino, Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, letramento e alfabetização, alfabetização matemática, geometria, números e operações. É líder do GEPEME/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar com publicações em livros e artigos científicos. Tem coordenado projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com vistas a melhoria da Educação Básica. É vice-coordenadora do time da Enactus-UEM - uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Nesse time, coordena ainda o projeto Despertar, ganhador do 10º Prêmio Oziris Silva (2017) na categoria Empreendedorismo Educacional e em 2019 foi um dos 4 times selecionado pela Fundação Lemann no projeto Educar e Acelerar para Transformar 2019 que visa ampliar a perspectiva do futuro profissional de jovens de colégios públicos, motivando-os a serem protagonistas de suas próprias vidas. Em 2019 o time ganhou o 1º lugar do Desafio Global lançado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) com o Projeto Raízes e Asas. Em sua trajetória profissional atuou como professora, coordenadora, diretora, assessora em diferentes escolas, fundações, secretarias municipais e estaduais de educação em São Paulo, Paraná e Rondônia e em 2019 recebeu a láurea outorgada pela Câmara Brasileira de Cultura no grau honorífico de Dama Comendadora, pela sua contribuição na Gestão e Formação de Professores.

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Published

2021-08-03

How to Cite

Costa, L. P. da, Verrengia, S. R. D., & Pavanello, R. M. (2021). Teaching and learning left and right spatial references. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250191

Issue

Section

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais