Software PIXTON©: uma proposta de recurso para a ilustração de possibilidades combinatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250198

Palavras-chave:

combinatória, software Pixton©, ilustrações, anos iniciais

Resumo

Com o objetivo de investigar o uso do software Pixton© para a representação das resoluções de problemas combinatórios, a partir de suas ilustrações pré-definidas, foram analisadas as respostas apresentadas por 12 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em três etapas. As análises foram estruturadas a partir de três elementos – situações combinatórias, seus invariantes e representações simbólicas utilizadas – para ser verificado o nível de compreensão dos participantes acerca da Combinatória em seus quatro tipos de situações: arranjos, combinações, permutações e produtos de medidas. Percebeu-se uma grande dificuldade em solucionar as oito situações contidas no teste inicial, duas questões de cada tipo. Como proposta de intervenção foram formadas duplas para as sessões de ensino, as quais ocorreram com o uso do Pixton© como recurso facilitador na aprendizagem das propriedades combinatórias. Os resultados do teste final, com a mesma estrutura do teste inicial, apontaram que em conformidade com as vivências das sessões de ensino, os estudantes passaram a demonstrar uma melhor compreensão das situações combinatórias. Desse modo, evidencia-se que a maneira como o Pixton© foi trabalhado contribuiu para os avanços dos que o manusearam.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Gadelha, D. da S., Borba, R., & Montenegro, J. A. (2021). Software PIXTON©: uma proposta de recurso para a ilustração de possibilidades combinatórias. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250198

Edição

Seção

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais