Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprendendo a interpretar e construir tabelas a partir de sequências de ensino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250531

Parole chiave:

estatística, anos iniciais, ensino e aprendizagem, sequência de ensino, tabela

Abstract

A tabela é uma representação que possibilita organizar os dados e, principalmente, refletir sobre eles para realizar tomadas de decisões. Além disso, pode ser considerada um dos conteúdos que ajudam a desenvolver o letramento estatístico das pessoas. Diante disso, o ensino e aprendizagem desta representação é fundamental. Esse artigo tem como objetivo refletir sobre duas propostas de ensino desenvolvidas com turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (10 a 11 de idade) para a aprendizagem de tabelas. A primeira proposta teve como foco promover a habilidade de interpretar tabelas simples e de dupla entrada, utilizando o software Excel. Já a segunda explorou a construção de tabela simples, a partir de classificação de dados brutos, e a interpretação de tabela de dupla entrada. Ambas as propostas possibilitaram aos alunos trabalhar com dados significativos de fontes reais, nas quais alunos foram levados a compreender a representação em tabela, refletir sobre os dados de forma crítica e opinar sobre eles para tomar decisões. Defende-se que é necessário adotar diferentes recursos que possibilitem uma maior ampliação no que se refere à aprendizagem de alunos sobre tabela como forma de promover o letramento estatístico.

Biografie autore

Betania Evangelista, Prefeitura de Olinda

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE

Marcília Pontes, Prefeitura do Paulista

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE

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Pubblicato

2021-08-03

Come citare

Evangelista, B., & Pontes, M. (2021). Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprendendo a interpretar e construir tabelas a partir de sequências de ensino. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250531

Fascicolo

Sezione

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais