“É número ou letra?” Notações feitas por crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250511

Palavras-chave:

conhecimento notacional, letras, números, educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

O conhecimento notacional consiste na habilidade de reconhecer e produzir notações, em especial, notações convencionais como letras e números. O presente estudo versa sobre a produção de notações linguísticas e numéricas, tendo por objetivo investigar se crianças de 4, 5 e 6 anos seriam capazes de diferenciar esses domínios notacionais e se haveria diferença entre esses dois domínios. Por meio de vídeo chamadas, os participantes foram individualmente solicitados a realizar uma tarefa, com seis itens, que consistia em preencher um cartão com dados pessoais que envolviam a escrita de palavras e de números: nome, idade, altura, peso, cor do cabelo e comida favorita. As notações foram classificadas em icônicas/pictográficas, uso de letras, uso de números, e notações híbridas. Observou-se que independentemente da idade, havia predominância do uso de números nos itens relativos ao domínio numérico e letras nos itens relativos ao domínio linguístico. O uso de representações icônicas/pictográficas foi mais frequente no domínio linguístico, diminuindo com o avanço da escolaridade/idade. Concluiu-se que as crianças desde cedo diferenciam as notações nesses dois domínios, sendo, contudo, pouco expressivo o avanço entre as faixas etárias investigadas.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; TORTOLA, E. Modelagem matemática no ensino fundamental: a linguagem de alunos como foco de análise. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.17921/2176-5634.2014v7n1p%25p>

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Língua Portuguesa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/download/21_9945a2941359afb9a5bc726869f697c5>

BRIZUELA, B. M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CAÑELLAS, A. M.; RASSETTO, M. J. Representaciones infantiles sobre las notaciones numéricas. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Colômbia, n. 33, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.17227/01213814.33ted87.101 >

CARRAHER, T. N.; REGO, L. L. B. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, p. 3-10, 1981. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/cp/article/view/1614>

CORSO, L. V.; DORNELES, B. V. Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n. 2, p.185-198, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n2p185-198>

DOCKRELL, J. E.; TEUBAL, E. Distinguishing numeracy from literacy: evidence from children’s early notations. In: TEUBAL, E.; DOCKRELL, J. E.; TOLCHINSKY, L. (Eds.), Notational Knowledge: developmental and historical perspectives. Rotterdam. Sense Publishers, 2007. Cap. 7, p. 113-134.

DORNELES, B. V. Contribuições da epistemologia genética para o entendimento da construção numérica e da escrita alfabética iniciais. In: DORNELES, B. V. (Ed.). Escrita e número: relações iniciais. São Paulo: Artmed, 1998a. Cap. 3, p. 35-57.

DORNELES, B. V. Esquemas da construção numérica e da escrita alfabética em sujeitos de cinco e seis anos. In: DORNELES, B. V. (Ed.). Escrita e número: relações iniciais. São Paulo: Artmed, 1998b. Cap. 4, p. 59-91.

DURKIN, K.; SHIRE, B. Primary school children's interpretations of lexical ambiguity in mathematical descriptions. Journal of Research in Reading, v. 14, n. 1, p. 46-55, 1991. Disponível em: < https://doi.org/10.1111/j.1467-9817.1991.tb00005.x>´.

FERREIRO, E. A escrita antes das letras. In: SINCLAIR, H. (Ed.). A produção de notações na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez, 1990. Cap. 1.

FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FIRMENDER, J. M.; CASA, T. M.; COLONNESE, M. W. Write on: Reasoning through mathematical writing. Teaching Children Mathematics. v. 24, n. 2, p. 84-92, 2017.

HIGINO, Z. Desenvolvimento a compreensão da notação escrita do sistema de numeração. In: MEIRA, L.; SPINILLO, A. G.; AVELAR, T. (Orgs.). Anais da II Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife, p. 46-53, 1997.

HUGHES, M. Children and number: Difficulties in learning mathematics. Oxford. Blackwell, 1986. Disponível em: <https://www.wiley.com/en-us/Children+and+Number%3A+Difficulties+in+Learning+Mathematics-p-9780631135814>

LOPES-SILVA, J. B.; MOURA, R.; JÚLIO-COSTA, A.; WOOD, G.; SALLES, J. F.; HAASE, V. G. What is specific and what is shared between numbers and words? Frontiers in Psychology v. 7, n. 22, 2016, p. 1-11. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00022>

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1993.

MOURA, R.; HAASE, V. G.; LOPES-SILVA, J. B.; BATISTA, L. T.; FREITAS, F. R. de; BAHNMUELLER, J.; MOELLER, K. Reading and writing words and numbers: similarities, diferences, and implications. In: FRITZ, A.; GÜRSOY, E. (Orgs.). Diversity dimensions in mathematics and language learning. Leck: De Gruyter: 2021, p. 291-312.

MUNN, P. Writing and number. In: THOMPSON, I. (Ed.). Teaching and learning early number. Buckingham: Open University Press, 1998. Cap. 8, p. 89-96.

NACARATO, A. M. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. Leitura: Teoria & Prática, v. 31, n. 61, p. 63-79, 2013. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/196/131>

NUNES, T. Systems of signs and mathematical reasoning. In: NUNES, T.; BRYANT, P. (Orgs.). Learning and teaching mathematics. Hove: Psychology Press, 1997, p. 29-44.

OLIVEIRA, R. A.; LOPES, C. E. O ler e o escrever na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42B, p. 513-534, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000200006>

POWELL, A.; BAIRRAL, M. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas, SP: Papirus, 2006.

RINSVELD, A. V.; BRUNNER, M.; LANDERL, K.; SCHILTZ, C.; UGEN, S. The relation between language and arithmetic in bilinguals: insights from different stages of language acquisition. Frontiers in Psychology, v. 6, n. 265, p. 1-15, mar. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00265>

SINCLAIR, A.; MELLO, D.; SIEGRIST, F. A notação numérica na criança. In: SINCLAIR, H. (Org.). A produção de notações na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez, 1989, p. 71-96.

TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997.

TEUBAL, E.; DOCKRELL, J. E. Children’s developing numerical notations: the impact of input display, numerical size and operational complexity. Learning and instruction, v. 15, p. 257-280, 2005.

TIGGEMANN, I. S. Pontos de encontro entre os sistemas notacionais alfabético e numérico. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 288-297, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200014&lng=pt&nrm=iso>

TOLCHINSKY, L. Aprendizagem da linguagem escrita: processos evolutivos e implicações didáticas. São Paulo: Ática, 1993.

TOLCHINSKY, L. Desenhar, escrever, fazer números. In: TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Eds.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997. Cap. 9, p. 195-217.

TOLCHINSKY, L. Writing and written numbers as source of knowledge. In: TEUBAL, E.; DOCKRELL, J. E.; TOLCHINSKY, L. (Orgs.). Notational knowledge: developmental and historical perspectives. Rottterdam: Sense Publishers, 2007. p. 135-158.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Sousa, M. R. de, Silva, J. F. G. da, & Spinillo, A. G. (2021). “É número ou letra?” Notações feitas por crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250511

Edição

Seção

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais