v. 13 n. 3 (2022)

Publicado: 2022-10-24

EDITORIAL

  • Editorial

    Cassio Cristiano Giordano, Marco Aurélio Kistemann
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.256297
  • Uma investigação sobre concepções acerca da Educação Financeira de alunos do Ensino Médio

    Andrea Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254588
  • Os livros de Projetos Integradores e de Vida do novo Ensino Médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal

    André Fellipe Queiroz Araújo, Gilda Lisbôa Guimarães
    26-55
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254580
  • Os níveis de pensamento e conhecimento contemplados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

    Adriana Miola, Evandro Vaz dos Santos
    56-76
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254636
  • Reflexões sobre o aprendizado de matemática no Ensino Médio Integrado do IFPB do Campus de Patos/PB

    Douglas da Silva Cunha, André Luis Canuto Duarte Melo, Muriell Francisco da Costa
    77-99
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254639
  • Uma análise de questões de matemática em exames de admissão para o ensino superior sob a perspectiva do Pensamento Computacional

    Fernanda Martins da Silva, Renata Cristina Geromel Meneghetti
    100-126
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254678
  • Compreensões de professores de matemática sobre recomendações da BNCC para abordar conteúdos de estatística no Ensino Médio

    Marciel José do Monte, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Irene Maurício Cazorla, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
    127-149
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254680
  • O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo e os desafios para a Educação Financeira e Educação Fiscal

    Claudia Fernandes Andrade do Espírito Santo, Cassio Cristiano Giordano, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes
    150-177
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254681
  • Pensamento computacional no novo Ensino Médio: atividades desplugadas envolvendo padrões e regularidades

    André Luis Trevisan, Carlos Augusto Luz, Giane Fernanda Schneider Gross, Alessandra Dutra
    178-208
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254685
  • Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos

    Dina Séfora Santana Menezes Lima, Maria Cleide da Silva Barroso
    209-234
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688
  • A matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do referencial curricular do Novo Ensino Médio no Paraná

    Mariangela Deliberalli, Tiago Emanuel Klüber, Clodis Boscarioli
    235-260
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254690
  • Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da matemática e da educação financeira escolar

    Marco Aurélio Kistemann Júnior, Cassio Cristiano Giordano, Alexandre Vinícius Campos Damasceno
    261-289
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254698
  • Desenvolvimento de competências estatísticas no Novo Ensino Médio

    Clarissa Coragem Ballejo, Elisabete Rambo Braga
    290-309
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701
  • Para além da programação: desenvolvimento do pensamento computacional nos conteúdos escolares

    Kheronn Khennedy Machado, Alessandra Dutra
    310-325
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254689
  • Educação financeira escolar no Novo Ensino Médio: como livros didáticos de projetos integradores e projeto de vida apresentam a temática?

    Danilo Pontual de Melo, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
    326-358
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254700
  • Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio: a dualidade presente nas habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular

    Fabiane Larissa da Silva Vargas, Vinicius Renan Rigolin de Vicente, Sergio Carrazedo Dantas
    359-384
    DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254699