Os níveis de pensamento e conhecimento contemplados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254636Mots-clés :
aprendizagem matemática, BNCC, ensino médio, educação matemáticaRésumé
Este trabalho é de cunho qualitativo e tem como objetivo identificar quais níveis de pensamento e conhecimento estão contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio na área específica de Matemática. Para isso, utilizamos a Taxonomia de Bloom, segundo Ferraz e Belhot (2010), que conta com seis tipos de pensamentos, que são: lembrar, compreensão, aplicação, análise, avaliação e criar. Essa teoria propõe, também, a dimensão de conhecimentos, a saber: efetivo, conceitual, procedural e metacognitivo. Para realizar a análise, optamos pela metodologia de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), que envolve três etapas, sendo elas: organização, codificação e categorização. A análise foi feita a partir das habilidades da BNCC no que tange à área específica de Matemática. Concluímos que as habilidades dão ênfase aos níveis de aplicação, e nenhum à avaliação. Referente ao conhecimento, foi exaltado o conceitual e o metacognitivo não foi abordado em nenhuma habilidade, que podem levar os alunos a construir senso crítico. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para discussões sobre a BNCC na Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio na área específica de Matemática e que os professores de Matemática busquem estratégias para sanar as lacunas referentes à aprendizagem dos estudantes que a BNCC apresenta, como as encontradas neste estudo.
Références
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Franca: Edição 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 87-90, 15 abr. 2020.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
MOREIRA, Marco Antonio. A aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(3), pp. 25-46, 2011
SILVA, Renildo Franco. Novas tecnologias e Educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem. Ano 1, no 1, Jun, p. 23‐35, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.