Os níveis de pensamento e conhecimento contemplados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254636

Mots-clés :

aprendizagem matemática, BNCC, ensino médio, educação matemática

Résumé

Este trabalho é de cunho qualitativo e tem como objetivo identificar quais níveis de pensamento e conhecimento estão contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio na área específica de Matemática. Para isso, utilizamos a Taxonomia de Bloom, segundo Ferraz e Belhot (2010), que conta com seis tipos de pensamentos, que são: lembrar, compreensão, aplicação, análise, avaliação e criar. Essa teoria propõe, também, a dimensão de conhecimentos, a saber: efetivo, conceitual, procedural e metacognitivo. Para realizar a análise, optamos pela metodologia de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), que envolve três etapas, sendo elas: organização, codificação e categorização. A análise foi feita a partir das habilidades da BNCC no que tange à área específica de Matemática. Concluímos que as habilidades dão ênfase aos níveis de aplicação, e nenhum à avaliação. Referente ao conhecimento, foi exaltado o conceitual e o metacognitivo não foi abordado em nenhuma habilidade, que podem levar os alunos a construir senso crítico. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para discussões sobre a BNCC na Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio na área específica de Matemática e que os professores de Matemática busquem estratégias para sanar as lacunas referentes à aprendizagem dos estudantes que a BNCC apresenta, como as encontradas neste estudo.  

Bibliographies de l'auteur

Adriana Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática
Universidade Federal da Grande Dourados  (UFGD)   - MS - Brasil

Evandro Vaz dos Santos, https://orcid.org/0000-0002-0035-4322

Licenciado em Matemática
Universidade Federal da Grande Dourados  (UFGD)   - MS - Brasil

Références

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Publiée

2022-10-24

Comment citer

Miola, A., & Santos, E. V. dos. (2022). Os níveis de pensamento e conhecimento contemplados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 56–76. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254636

Numéro

Rubrique

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos