Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio: a dualidade presente nas habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254699Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio, matemática e suas tecnologias, concepções em Vieira Pinto, Teoria Crítica da TecnologiaResumo
Reconhecer a importância de refletir sobre os processos de apropriação das tecnologias analisando as relações entre os indivíduos, em seu contexto sócio-histórico e os ambientes formativos, faz-se fundamental. Desse modo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, este texto objetiva discutir as habilidades das competências específicas do itinerário formativo Matemática e suas tecnologias e relacioná-las com a dualidade educacional presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo Ensino Médio. Para isso, aborda-se sobre as concepções de tecnologia em Vieira Pinto e a Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg, tendo em vista prover a filosofia da educação com conceitos que possibilitam compreender criticamente a tecnologia e sua relação com a educação, especialmente, sobre a redação imposta pela BNCC. Verificou-se, no conjunto das análises, que o documento normatizador abre precedentes para ampliar a desigualdade educacional entre as distintas classes sociais, principalmente, no tocante aos objetos de conhecimento que envolve tecnologia.
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