Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio: a dualidade presente nas habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254699

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio, matemática e suas tecnologias, concepções em Vieira Pinto, Teoria Crítica da Tecnologia

Resumo

Reconhecer a importância de refletir sobre os processos de apropriação das tecnologias analisando as relações entre os indivíduos, em seu contexto sócio-histórico e os ambientes formativos, faz-se fundamental. Desse modo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, este texto objetiva discutir as habilidades das competências específicas do itinerário formativo Matemática e suas tecnologias e relacioná-las com a dualidade educacional presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo Ensino Médio. Para isso, aborda-se sobre as concepções de tecnologia em Vieira Pinto e a Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg, tendo em vista prover a filosofia da educação com conceitos que possibilitam compreender criticamente a tecnologia e sua relação com a educação, especialmente, sobre a redação imposta pela BNCC. Verificou-se, no conjunto das análises, que o documento normatizador abre precedentes para ampliar a desigualdade educacional entre as distintas classes sociais, principalmente, no tocante aos objetos de conhecimento que envolve tecnologia.

Biografia do Autor

Fabiane Larissa da Silva Vargas, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UEM). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET - Pedagogia) programa financiado pelo MEC/ SESu. Realiza pesquisas na área da educação com ênfase em Didática da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professora efetiva da Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Vinicius Renan Rigolin de Vicente, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista na Educação de Jovens e Adultos (UNIASSELVI). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Realiza pesquisas na área de Políticas e Gestão Educacional, com ênfase na política de Reforma do Ensino Médio. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da UEM.

Sergio Carrazedo Dantas, Universidade Estadual do Paraná

Professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), diretor de projetos e programas da pró reitoria de extensão e cultura (proec) dessa instituição, membro do instituto GeoGebra de São Paulo, diretor da regional Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre por essa mesma instituição em Ensino de Ciências e Educação Matemática e tenho doutorado em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Trabalho desde 2012 com um projeto de extensão intitulado Curso de GeoGebra com uma equipe de 150 professores voluntários. Já realizamos 18 edições do Curso de GeoGebra (atualmente estamos realizando a 19a) e formamos mais de 5000 professores do Brasil e de países da América Latina quanto a utilização do programa (www.ogeogebra.com.br) Quanto à pesquisa tenho interesses na realização de estudos e investigações sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos e computacionais na formação docente e em suas práticas profissionais, tomando como foco processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

Vargas, F. L. da S., Vicente, V. R. R. de, & Dantas, S. C. (2022). Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio: a dualidade presente nas habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 359–384. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254699

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos