Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688

Palavras-chave:

itinerários formativos, ensino médio, matemática e suas tecnologias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os documentos oficiais, investigando e refletindo sobre as mudanças e os desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias, a partir dos Itinerários Formativos que tentam viabilizar a construção do novo Ensino Médio. Desse modo, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa. Entende-se que, a partir dos resultados apresentados, as mudanças e os desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias, exigem dos professores no atual contexto, uma visão crítica a partir da compreensão dos Itinerários Formativos, buscando um ensino capaz de legitimar a formação integral dos alunos, desenvolvendo neles, as competências que o mundo contemporâneo exige, competências que vão e, que estão muito associadas ao que a base estabeleceu nas suas competências gerais, questões como capacidade de pensar criticamente, de criar, de argumentar, de desenvolver a empatia e a colaboração, de ter a capacidade de se comprometer, e de se responsabilizar com o que é público e principalmente com sua vida, viabilizando voz e vez na sua autonômica para tomada de decisões.

Biografia do Autor

Dina Séfora Santana Menezes Lima, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduada em Pedagogia e com especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE. Doutoranda pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN. Professorada Educação Básica da rede pública de Maracanaú, desde 2007. Atualmente formadora/técnica de professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: raciocínio lógico matemático, teoria da representação semióticas, campo aditivo, educação infantil e formação de professores.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Lima, D. S. S. M., & Barroso, M. C. da S. (2022). Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 209–234. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos