Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688Palavras-chave:
itinerários formativos, ensino médio, matemática e suas tecnologiasResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os documentos oficiais, investigando e refletindo sobre as mudanças e os desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias, a partir dos Itinerários Formativos que tentam viabilizar a construção do novo Ensino Médio. Desse modo, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa. Entende-se que, a partir dos resultados apresentados, as mudanças e os desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias, exigem dos professores no atual contexto, uma visão crítica a partir da compreensão dos Itinerários Formativos, buscando um ensino capaz de legitimar a formação integral dos alunos, desenvolvendo neles, as competências que o mundo contemporâneo exige, competências que vão e, que estão muito associadas ao que a base estabeleceu nas suas competências gerais, questões como capacidade de pensar criticamente, de criar, de argumentar, de desenvolver a empatia e a colaboração, de ter a capacidade de se comprometer, e de se responsabilizar com o que é público e principalmente com sua vida, viabilizando voz e vez na sua autonômica para tomada de decisões.
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