Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688

Keywords:

formative itineraries, secondary education, mathematics and its technologies

Abstract

This article aims to analyze the official documents, investigating and reflecting on the changes and  challenges  in  the  teaching  of  Mathematics  and  its  Technologies,  from  the  Formative Itineraries  that  enable  the  construction  of  the  new  High  School.  Thus,  regarding  the  technical procedures,  the  research  is  of  the  documentary  type,  with  a  qualitative  approach.  It  is understood  that,  from  the  results  presented,  the  changes  and  challenges  in  the  teaching  of Mathematics and its Technologies, demand from teachers in the current context, a critical view from the understanding of the Formative Itineraries, seeking a teaching capable of legitimizing the formation integral part of the students, developing in them the skills that the contemporary world requires, skills that go and, which are closely associated with what the base established in their  general  skills,  issues  such  as  the  ability  to  think  critically,  to  create,  to  argue,  to  develop empathy and collaboration, to have the capacity to commit, and to take responsibility with what is public and especially with your life, enabling voice and time in your autonomy for decision making.

Author Biographies

Dina Séfora Santana Menezes Lima, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduada em Pedagogia e com especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE. Doutoranda pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN. Professorada Educação Básica da rede pública de Maracanaú, desde 2007. Atualmente formadora/técnica de professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: raciocínio lógico matemático, teoria da representação semióticas, campo aditivo, educação infantil e formação de professores.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

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Published

2022-10-24

How to Cite

Lima, D. S. S. M., & Barroso, M. C. da S. (2022). Mudanças e desafios no ensino de Matemática e suas Tecnologias a partir dos itinerários formativos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 209–234. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254688

Issue

Section

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos