Desenvolvimento de competências estatísticas no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, estatística, letramento estatístico, raciocínio estatístico, pensamento estatístico

Resumo

A presente investigação qualitativa buscou o desenvolvimento do letramento, do raciocínio e do pensamento estatísticos mediante a triangulação de objetivos, atividades e avaliação. Participaram do estudo 35 discentes de uma escola da rede privada de Porto Alegre, com idades variando entre 15 e 18 anos. As atividades foram desenvolvidas durante o período pandêmico, de forma remota, na disciplina eletiva denominada de Estatística Aplicada à Pesquisa, como projeto piloto para a adequação ao Novo Ensino Médio brasileiro, implementado em 2022. O referencial teórico fundamentou-se em estudos relacionados às três competências estatísticas supracitadas. Os dados foram coletados mediante os materiais produzidos e entregues pelos estudantes via Google Classroom. Verificou-se que as atividades propostas favoreceram o fomento de tais competências, uma vez que oportunizaram aos discentes o desenvolvimento da leitura, interpretação, exploração, análise e posicionamentos críticos frente às situações apresentadas, baseadas em dados reais e contextualizados.

Biografia do Autor

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil.


Referências

BALLEJO, C. C.; BRAGA, E. R.; VIALI, L. Estatística aplicada à pesquisa: desenvolvendo o letramento estatístico no Ensino Médio. Anais do II Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, UNEMAT, 2021.

BATANERO, C.; DÍAZ, C.; CONTRERAS, J. M.; ROA, R. El sentido estadístico y su desarrollo. Números – Revista de Didáctica de las Matemáticas, Tenerife, v. 83, p. 7-18, jul. 2013.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto 1994.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2002. Brasília: INEP, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DELMAS, R. Statistical literacy, reasoning and learning: a commentary. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2002.

GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.

GARFIELD, J; GAL, I. Assessment and Statistics Education: Current Challenges and Directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, abr. 1999.

GARFIELD, J. The challenge of developing statistical reasoning. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2002.

GONÇALVES, F. A. M. F.; SANTOS JUNIOR, G.; PEREIRA, C. S.; DIAS, C. F. B. Ensino de estatística no ensino médio: Uma proposta interdisciplinar entre matemática e educação física. EM TEIA, v. 10, n. 3, p. 1-16, 2019.

HOLLAS, J.; BERNARDI, L. T. M. dos S. O exame nacional do ensino médio (Enem) e as competências para uma educação estatística crítica. Revista Ensaio e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 28, n. 106, p. 110-134, jan/mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701489

LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 2003.

LOPES, C. A. E.; CARVALHO, C. Literacia Estatística na Educação Básica. In: LOPES, C. A. E..; NACARATO, A. M. (org.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 77-92.

LOPES, C. A. E. A educação estatística no currículo de matemática: um ensaio teórico. In: 33a. Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década. Rio de Janeiro: Anped, 2010. v. GT 19. p. 1-15

MACGILLIVRAY, H.; PEREIRA-MENDOZA, L. Teaching Statistical Thinking Through Investigative Projects. In: BATANERO, Carmen; BURRILL, Gail; READING, Chris (Eds.). Teaching Statistics in School Mathematics-Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study: The 18th ICMI Study. Springer, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Portal da Educação Integral. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio. Acesso em: 29 jul. 2021.

RUMSEY, D. Statistical Literacy as a Goal for Introductory Statistics Courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.

WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-265, 1999.

VIALI, L; SILVA, M. M. Sobre a necessidade de se iniciar o ensino/aprendizagem da estatística e da probabilidade na infância. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana. Pernambuco, v. 7, n. 1, p. 1-18, set. 2016.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Ballejo, C. C., & Braga, E. R. (2022). Desenvolvimento de competências estatísticas no Novo Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 290–309. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos