O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo e os desafios para a Educação Financeira e Educação Fiscal
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254681Palavras-chave:
modelagem matemática, educação financeira, educação fiscal, TAD, TPACKResumo
Este artigo discute o papel dos saberes não matemáticos na modelagem envolvendo problemas em contextos concretos da Educação Financeira e Educação Fiscal, atendendo a demandas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Discutimos a necessidade de desenvolvimento do conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo de professores de Matemática. Buscamos responder à questão norteadora “Como explorar os conhecimentos não matemáticos sobre Educação Financeira na Modelagem Matemática do Imposto de Renda Pessoa Física –IRPF, no contexto da reforma curricular pós BNCC? Nos amparamos na Teoria Antropológica do Didático – TAD, sobretudo quanto ao conceito de praxeologias, e nas concepções sobre o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo bibliográfico. Por meio dessa pesquisa, concluímos que o discurso da Modelagem Matemática, a partir de elementos da Educação Financeira e Educação Fiscal, pode promover debates significativos aos professores em formação, para ampliar em seu campo de práticas formativas e potencializar sua capacidade de criação didática. Ao final, propomos uma situação de aprendizagem com construção de um modelo matemático do cálculo do IRPF, que revela a prevalência dos saberes específicos do campo de práticas que dão sentido ao modelo, ao agir implicitamente como condicionantes para atender interesses e intenções de grupos sociais. Esperamos que esses saberes possam ser úteis para aprimorar a capacidade criativa didática no contexto do ensino pós-BNCC.
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