Reflexões sobre o aprendizado de matemática no Ensino Médio Integrado do IFPB do Campus de Patos/PB
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254639Palavras-chave:
aprendizagem em matemática, dificuldade na disciplina, ensino médio, atividade, sala de aulaResumo
O presente estudo exploratório que visa abranger um grande número de indivíduos a partir de uma amostra, tem como objetivo identificar, averiguar essas adversidades mediante a percepção dos(as) alunos(as) e algumas das possíveis causas associadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática, na Rede Federal de Ensino C@mpus PATOS – PB, a partir de uma pesquisa de campo do tipo levantamento que buscou-se responder às seguintes inquietações: Por que a Matemática é um dos componentes curriculares em que os alunos apresentam maior dificuldade, a partir desse contexto, o que leva os alunos a terem essas dificuldades? E quais são elas? A análise sobre as razões das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos convergiu para os seguintes aspectos: o modo de ensinar docente, relacionar a teoria com a prática, interpretar o enunciado dos exercícios propostos em sala de aula e o comportamento disciplinar da turma. A coleta de dados serviu-se da metodologia de questionário, construídos com perguntas objetivas e aplicado a 82 alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio integrado, identificou-se que uma abordagem interdisciplinar capaz de possibilitar as diversas conexões entre os conteúdos e sua aplicabilidade no cotidiano da sociedade pode auxiliar professores e alunos a melhor se situar em relação aos desafios o processo de ensino e aprendizagem.Referências
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