Reflexões sobre o aprendizado de matemática no Ensino Médio Integrado do IFPB do Campus de Patos/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254639

Palavras-chave:

aprendizagem em matemática, dificuldade na disciplina, ensino médio, atividade, sala de aula

Resumo

O presente estudo exploratório que visa abranger um grande número de indivíduos a partir de uma amostra, tem como objetivo identificar, averiguar essas adversidades mediante a percepção dos(as) alunos(as) e algumas das possíveis causas associadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática, na Rede Federal de Ensino C@mpus PATOS – PB, a partir de uma pesquisa de campo do tipo levantamento que buscou-se responder às seguintes inquietações: Por que a Matemática é um dos componentes curriculares em que os alunos apresentam maior dificuldade, a partir desse contexto, o que leva os alunos a terem essas dificuldades? E quais são elas? A análise sobre as razões das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos convergiu para os seguintes aspectos: o modo de ensinar docente, relacionar a teoria com a prática, interpretar o enunciado dos exercícios propostos em sala de aula e o comportamento disciplinar da turma. A coleta de dados serviu-se da metodologia de questionário, construídos com perguntas objetivas e aplicado a 82 alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio integrado, identificou-se que uma abordagem interdisciplinar capaz de possibilitar as diversas conexões entre os conteúdos e sua aplicabilidade no cotidiano da sociedade pode auxiliar professores e alunos a melhor se situar em relação aos desafios o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Douglas da Silva Cunha, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Sistemas Agroindustriais

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Educação

Muriell Francisco da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Educação

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Cunha, D. da S., Melo, A. L. C. D., & Costa, M. F. da. (2022). Reflexões sobre o aprendizado de matemática no Ensino Médio Integrado do IFPB do Campus de Patos/PB. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 77–99. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254639

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos