Educação financeira escolar no Novo Ensino Médio: como livros didáticos de projetos integradores e projeto de vida apresentam a temática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254700

Palavras-chave:

educação matemática, educação financeira escolar, itinerários formativos, temas contemporâneos transversais e integradores, ensino médio

Resumo

Entre as mudanças realizadas na estrutura curricular do Ensino Médio está a divisão da carga horária entre formação geral básica e parte flexível do currículo, composta pelos itinerários formativos, que têm origem a partir dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores (TCTI), dentre os quais está a Educação Financeira (EF), objeto do presente estudo. Enquanto TCTI, a EF não pertence exclusivamente a nenhuma área do conhecimento, sendo assim, objetivamos verificar se e como a Educação Financeira Escolar está presente em livros didáticos (Objeto1: Projetos Integradores e Projeto de Vida) do PNLD (2021) das diferentes áreas de conhecimento para o Ensino Médio. Como referencial teórico utilizamos a concepção de currículo apresentada de Sacristán (2017), as perspectivas de Educação Financeira Escolar definidas por Vaz e Nasser (2021), além das temáticas de EF definidas por Santos (2017). Utilizamos livros aprovados no PNLD (2021) para o Objeto 1 a partir do critério de escolha da coleção com maior distribuição entre as escolas de Ensino Médio do município de Gravatá, Pernambuco. Como principais resultados apontamos a presença de elementos da EF em todos os livros analisados, com destaque para o livro de Matemática e suas Tecnologias que apresentou atividades e/ou situações amplas e baseadas em dados da realidade e que possibilitam uma abordagem não apenas voltada para os conhecimentos matemáticos.

Referências

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Trabalho e Consumo – Apresentação dos Temas Transversais. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais aa BNCC – Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, DF, 2019a.

BUENO, C. + Ação na escola e na comunidade: projetos integradores: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. volume único: ensino médio; Editora responsável Cibeli de Oliveira Chibante Bueno, 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

DANZA, H; SILVA, M. Projeto de vida: Construindo o futuro. volume único,1. ed. São Paulo: Ática, 2020.

LUNA, L; GUIMARÃES, G. O que Livros Didáticos de Matemática Propõem para a Aprendizagem de Amostragem? Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 35, n. 70, p. 815-839, ago. 2021.

MAZÃO, A; FERRINI, J. + Ação na escola e na comunidade: projetos integradores: área do conhecimento: ciências humanas sociais e aplicadas. volume único: ensino médio; Editoras responsáveis Aparecida Mazão, Juliana Esperança Ferrini, 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

MORAES, R. + Ação na escola e na comunidade: projetos integradores: área do conhecimento: linguagens e suas tecnologias. volume único: ensino médio; Editora responsável Renata Lara de Moraes, 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

MUNIZ, I; JURKIEWICZ, S. Educação Econômico-Financeira: uma nova perspectiva para o Ensino Médio. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Montevideo, 2013.

PERNAMBUCO, Secretaria Estadual de Educação. Currículo de Pernambuco Ensino Médio, 2021.

PESSOA, C; MUNIZ, I. Educação Financeira Escolar: construções, caminhos, pesquisas e potencialidades para o século XXI. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA), v. 12, p. 1-18, 2021.

SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática; tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa; revisão técnica Maria da Graça Souza Horn. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SANTOS, L. Educação Financeira em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 205f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

SCHIO, R. Livro Didático De Ensino Médio, Geometria e a presença das tecnologias. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 16, n. 2, 2018.

TRONOLONE, V. + Ação na escola e na comunidade: projetos integradores: área do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias. volume único: ensino médio; Editora responsável Valquiria Baddini Tronolone, 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

VAZ, R; NASSER, L. Que Educação Financeira Escolar é essa? Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA), v. 12, p. 1-16, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Melo, D. P. de, & Pessoa, C. A. dos S. (2022). Educação financeira escolar no Novo Ensino Médio: como livros didáticos de projetos integradores e projeto de vida apresentam a temática?. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 326–358. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254700

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos