Educação financeira escolar no Novo Ensino Médio: como livros didáticos de projetos integradores e projeto de vida apresentam a temática?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254700Palavras-chave:
educação matemática, educação financeira escolar, itinerários formativos, temas contemporâneos transversais e integradores, ensino médioResumo
Entre as mudanças realizadas na estrutura curricular do Ensino Médio está a divisão da carga horária entre formação geral básica e parte flexível do currículo, composta pelos itinerários formativos, que têm origem a partir dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores (TCTI), dentre os quais está a Educação Financeira (EF), objeto do presente estudo. Enquanto TCTI, a EF não pertence exclusivamente a nenhuma área do conhecimento, sendo assim, objetivamos verificar se e como a Educação Financeira Escolar está presente em livros didáticos (Objeto1: Projetos Integradores e Projeto de Vida) do PNLD (2021) das diferentes áreas de conhecimento para o Ensino Médio. Como referencial teórico utilizamos a concepção de currículo apresentada de Sacristán (2017), as perspectivas de Educação Financeira Escolar definidas por Vaz e Nasser (2021), além das temáticas de EF definidas por Santos (2017). Utilizamos livros aprovados no PNLD (2021) para o Objeto 1 a partir do critério de escolha da coleção com maior distribuição entre as escolas de Ensino Médio do município de Gravatá, Pernambuco. Como principais resultados apontamos a presença de elementos da EF em todos os livros analisados, com destaque para o livro de Matemática e suas Tecnologias que apresentou atividades e/ou situações amplas e baseadas em dados da realidade e que possibilitam uma abordagem não apenas voltada para os conhecimentos matemáticos.
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