Chamada para o número temático Vol.15, N.2, 2024: Veredas Digitais
VEREDAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS BASES E DIRETRIZES NA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Os caminhos para efetivação do Complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Licenciaturas, reforçam o debate sobre tecnologia educacional, assim como trazem à tona a necessidade de um aprofundamento crítico sobre a integração das tecnologias digitais na educação nos contextos do desenvolvimento do pensamento computacional, dos mundos digitais e da cultura digital. Nesse cenário, o ciberespaço emerge como um campo fértil para a exploração de novas metodologias, práticas e teorias que possam enriquecer o processo educativo. O tema "Veredas Digitais: caminhos para implementação das Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional" busca refletir sobre esses cenários junto a estudos que abordem a implementação e os impactos das tecnologias digitais, destacando as linhas de pensamento computacional, mundo digital e cultura digital estabelecidas pela BNCC. Além disso, visa explorar como as diretrizes das licenciaturas podem contribuir para uma formação inicial e continuada dos docentes para a educação básica, alinhada com as demandas tecnológicas contemporâneas, com foco na aplicação da BNCC de Computação nas escolas.
Neste contexto, convidamos pesquisadores interessados para contribuir com este número temático da EM TEIA, Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, com artigos entre 15 e 20 páginas que sigam as diretrizes para publicação da revista e que contem com contribuições que dialoguem sobre como as tecnologias educacionais podem ser problematizadas, considerando Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional. Serão bem-vindos artigos que explorem temas como:
a) Games na Educação; b) Cultura Pop e Educação; c) Cibercultura e educação; d) Mídias Digitais e Redes Sociais; e) Pensamento Computacional; f) Mundo e cultura digital; g) EaD, MOOCs e Ensino Híbrido; h) Cultura da Convergência e Inteligência Coletiva; i) Movimento Maker na Educação; e j) Políticas Públicas e o Plano Nacional de Educação Digital.
Prof. Dr. Caio Túlio Olímpio Pereira Costa (EDUMATEC/UFPE)
Prof. Dr. Raphael França e Silva (UPE)
Editores convidados
CRONOGRAMA
Publicação da chamada do número temático 22/07/2024
Período de envio dos artigos
22/07/2024 até 31/08/2024
Período de avaliação
01/09/2024 até 30/09/2024
Publicação do número temático
Outubro/2024