Chamada – Seção Temática: Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas

2025-09-29

O objetivo desta chamada é contribuir para a divulgação de investigações que abordem processos didáticos e os fenômenos deles decorrentes, considerando a complexidade do saber matemático como um dos elementos centrais desse processo. Conforme afirma Chevallard (1991, p. 17): “A didática da matemática não é um conjunto de receitas para o ensino, mas um campo de pesquisa científica que tem por objeto de estudo os processos de transmissão e de apropriação dos saberes matemáticos nas instituições de ensino”.

Nesse contexto, a seção temática “Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas”, da EM TEIA, tem como propósito receber artigos científicos que discutam investigações em Didática da Matemática, desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços, como a formação de professores e a produção de livros didáticos. Espera-se que tais trabalhos sejam fundamentados na análise dos processos e fenômenos didáticos e que possam contemplar aspectos cognitivos e linguísticos, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco. São igualmente bem-vindos estudos que considerem diferentes conteúdos matemáticos, bem como suas inter-relações com saberes de outros campos do conhecimento.

 

CRONOGRAMA:

Divulgação da chamada: setembro/2025

Período de submissão: dezembro/2025 a fevereiro/2026

Avaliação:  até 31 de maio/2026

Editoração: junho e julho/2026

Publicação da Revista: agosto/2026

 

Obs: Todos os autores devem se inscrever também como avaliadores no sistema da revista Em Teia.