EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO BÁSICO: CURRÍCULO, PESQUISA E PRÁTICA EM SALA DE AULA

Rute Elizabeth de Souza Borba, Carlos Eduardo Monteiro, Gilda Lisboa Guimarães, Cileda Coutinho, Verônica Yumi Kataoka

Resumo


Neste artigo são apresentadas reflexões a respeito do ensino de Estatística e Probabilidade, resultantes do Encontro Interamericano de Educação Estatística, evento satélite da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática – XIII Ciaem, ocorridos na Universidade Federal de Pernambuco. A proposição deste Encontro foi motivada pela necessidade de promover um debate sobre o ensino de Estatística e da Probabilidade nos diversos níveis de escolarização entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de vários países do continente americano. No texto realizamos uma discussão mais geral da inclusão destes conteúdos no currículo do Ensino Básico, mencionamos encontros de Educação Estatística que têm sido realizados, apresentamos os principais pontos abordados pelos grupos de discussão do Encontro Interamericano e concluímos com reflexões a respeito das convergências observadas. Dos debates desenvolvidos pelos grupos emergiram elementos relacionados às pesquisas já realizadas e da necessidade de novos estudos, bem como foram elencados diversos aspectos da prática de ensino de conceitos estatísticos em sala de aula relacionados a currículo, formação de professores, recursos didáticos, sequências de ensino e divulgação dos achados de pesquisas. Sugestões práticas decorrentes dos debates foram apontadas, acreditando-se que a adoção das mesmas possibilitará maior desenvolvimento dos raciocínios estatístico e probabilístico entre estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como na formação inicial de professores no Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v2i2.2153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br