HOLODECK EDUCACIONAL - Missão para Marte: em busca de vida
Palavras-chave:
holodeck educacional, aprendizagem imersiva, tecnologia educacional, jogos epistêmicos.Resumo
Sempre que pensamos em salas de aula nos vêm à mente um conjunto de mesas e cadeiras em filas onde os alunos se sentarão diante de um professor. Parece que ficamos presos a essa formação através dos séculos, como se estivéssemos diante do modelo ideal para ocorrência do ensino e da aprendizagem. Curiosamente, encontramos salas com esse padrão de configuração em imagens da Idade Média e em ambientes virtuais criados na perspectiva do ciberespaço. Pensando em contextos alternativos para a educação, em especial para crianças de até 14 anos no Ensino Fundamental, e visando estabelecer um modelo conceito para uma sala de aula inovadora, sem fileiras de cadeiras e apoiada pelo uso intensivo da internet e de recursos computacionais, estudantes do ensino fundamental participaram de uma experiência imersiva viajando em uma espaçonave simulada a partir do espaço próximo à Terra até a órbita de Marte para procurar por evidências de que o planeta vermelho tem ou teve vida um dia. A originalidade do experimento despertou a curiosidade da George Lucas Educational Foundation que deslocou uma equipe cinematográfica da Edutopia até o Recife para produção de um documentário sobre essa metodologia. Este artigo relata como se deu o planejamento e a execução dessa experiência cuja didática abarcou o engajamento dos alunos, passou pela formação do pensamento profissional, pela ampliação do conhecimento dos estudantes através da descoberta e da resolução de problemas e chegou na identificação de aspectos vocacionais, de liderança e atitudinais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

