Um Estudo sobre as Imagens Conceituais de Universitários relativas ao Conceito de Limite de Função

Autores

  • Maria Alice V. Feio Messias Universidade Federal do Pará
  • João Cláudio Brandemberg Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Estudantes universitários, Limite de função, dicotomia estático/dinâmico.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma investigação
acerca dos elementos que compõem a Imagem Conceitual de estudantes universitários relativos ao conceito de limite de função. Os sujeitos investigados, que cursavam o 3º e o 4º semestres de cursos de Licenciatura em Matemática em duas universidades públicas no estado do Pará (Brasil), responderam, individualmente, a um questionário contendo tarefas envolvendo aspectos conceituais de limite de função. As considerações de Tall e Vinner (1981) e Vinner (1991) sobre Imagem Conceitual e Definição Conceitual compuseram o quadro teórico deste trabalho que também buscou em outras pesquisas relacionadas à apreensão do conceito de limite de função, tais como Jordaan (2005), Juter (2006), Nair (2009), dentre outras, o suporte teórico necessário para o estudo realizado. Dentre os resultados obtidos na pesquisa, ressaltamos a dicotomia estático/dinâmico que permeia grande parte das dificuldades inerentes ao entendimento desse conceito e que se fez presente nos elementos que compõem a Imagem Conceitual dos sujeitos investigados em nossa pesquisa.

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Publicado

2012-08-14

Como Citar

Messias, M. A. V. F., & Brandemberg, J. C. (2012). Um Estudo sobre as Imagens Conceituais de Universitários relativas ao Conceito de Limite de Função. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2167

Edição

Seção

ARTIGOS