Um Estudo sobre as Imagens Conceituais de Universitários relativas ao Conceito de Limite de Função
Palavras-chave:
Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Estudantes universitários, Limite de função, dicotomia estático/dinâmico.Resumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma investigaçãoacerca dos elementos que compõem a Imagem Conceitual de estudantes universitários relativos ao conceito de limite de função. Os sujeitos investigados, que cursavam o 3º e o 4º semestres de cursos de Licenciatura em Matemática em duas universidades públicas no estado do Pará (Brasil), responderam, individualmente, a um questionário contendo tarefas envolvendo aspectos conceituais de limite de função. As considerações de Tall e Vinner (1981) e Vinner (1991) sobre Imagem Conceitual e Definição Conceitual compuseram o quadro teórico deste trabalho que também buscou em outras pesquisas relacionadas à apreensão do conceito de limite de função, tais como Jordaan (2005), Juter (2006), Nair (2009), dentre outras, o suporte teórico necessário para o estudo realizado. Dentre os resultados obtidos na pesquisa, ressaltamos a dicotomia estático/dinâmico que permeia grande parte das dificuldades inerentes ao entendimento desse conceito e que se fez presente nos elementos que compõem a Imagem Conceitual dos sujeitos investigados em nossa pesquisa.
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