A Construção das Regras Operatórias dos Números Inteiros com a Calculadora

Autores

  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará/Universidade da Amazônia
  • Rosângela Cruz da Silva Salgado Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência didática desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública do Município de Belém do Estado do Pará no Brasil, que objetivou investigar se os alunos conseguiriam descobrir e enunciar regras operatórias adequadas para o cálculo da adição e multiplicação de números inteiros sem que os docentes as tenham apresentado previamente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados apontou que o ensino por atividade mediado pelo uso didático de uma calculadora com a tecla parênteses possibilitou que os alunos descobrissem e enunciassem regras operatórias válidas para o cálculo das operações de adição e multiplicação com números inteiros. Além disso, foi observado que no experimento em questão ocorreu maior facilidade, por parte dos alunos, para a descoberta das regras operatórias da multiplicação do que para as regras da adição.

Biografia do Autor

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará/Universidade da Amazônia

Pedro Franco de Sá é professor da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia

Rosângela Cruz da Silva Salgado, Universidade do Estado do Pará

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará

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Como Citar

de Sá, P. F., & Salgado, R. C. da S. (2012). A Construção das Regras Operatórias dos Números Inteiros com a Calculadora. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2175

Edição

Seção

ARTIGOS