Articulando as Representações Algébricas e a Geométrica das Equações Quadráticas a partir da Noção de Registros de Representações Semióticas de Duval

Autores

  • José Edeson Melo Siqueira UFRPE
  • Franck Bellemain UFPE

Resumo

Os propósitos dessa pesquisa consistiram em fazer uma averiguação, na tentativa de compreender as razões das dificuldades de estudantes da 3ª ano do ensino médio em articular os registros algébricos e o gráfico da equação quadrática. Vista de maneira fragmentada, a conversão entre esses dois registros tem sido tratada como sendo trivial pelo ensino, todavia vários estudos têm demonstrado que isso não corresponde à realidade, uma vez que os alunos não compreendem bem essa conversão, mesmo estando na fase final do ensino médio. Desse modo, desenvolvemos nossa pesquisa centrada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval (2005). A investigação das dificuldades levou-nos a classificá-las em quatro tipos. Além disso, percebemos a necessidade de elaborar novas atividades e realizarmos um trabalho mais especifico e aprofundado sobre a articulação álgebra-geometria no ensino da matemática.

Biografia do Autor

José Edeson Melo Siqueira, UFRPE

Mestre em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Franck Bellemain, UFPE

Doutor - EDUMATEC – Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2012-03-20

Como Citar

Siqueira, J. E. M., & Bellemain, F. (2012). Articulando as Representações Algébricas e a Geométrica das Equações Quadráticas a partir da Noção de Registros de Representações Semióticas de Duval. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2177

Edição

Seção

ARTIGOS