PROBLÈMES DE COMPARAISON EN CLASSE DU PRIMAIRE: analyse d'une pratique enseignante autour de l'engagement des élèves dans leur activité mathématique

Izabella Oliveira

Resumo


O estudo analisa como uma professora de 5° ano do Québec/Canadá (23 alunos entre 10 e 11 anos) avalia a sua prática de ensino de Matemática e conduz a atividade para que seus alunos participem da atividade. Para tal foi observada uma sequencia de atividades (6 aulas) sobre problemas envolvendo a compreensão de relações de comparação aditivas e multiplicativas. Essas  observações foram completadas com entrevistas semi-estruturadas realizadas com a professora ao final de cada aula. Foram levantados aspectos que guiam suas escolhas e reflexões. Ela começa explicitando insatisfação com a sua rotina de classe e começa a perceber como organizar uma sequencia de ensino para a aprendizagem de um conceito é fundamental, permitindo uma maior participação de seus alunos. 


Palavras-chave


problemas de comparação; resolução de problemas; prática de ensino; Formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i3.2188

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br