DO TRABALHO DOCUMENTAL DOS PROFESSORES: gênesis, coletivos, comunidades. O caso da Matemática

Ghislaine Gueudet, Luc Trouche

Resumo


Resumo

Este texto é a tradução em Português (com uma atualização das referências) de um artigo publicado em 2007 em francês[1]. Nós escolhemos publicá-lo aqui, pois este artigo apresenta as bases da abordagem documental que alimenta várias contribuições desta revista. A abordagem documental estuda o trabalho dos professores a partir de suas interações com os recursos. A documentação designa simultaneamente este trabalho e o que nele é produzido. O artigo propõe uma abordagem teórica para o estudo dessa documentação e introduz, em particular, a noção de gênese documental. Estas gêneses têm aspectos individuais, mas também coletivos, particularmente, no seio das comunidades de prática. Elas desempenham um papel essencial no desenvolvimento profissional dos professores. O artigo apresenta a abordagem documental da didática e exemplos de sua aplicação no caso dos professores de Matemática. Depois de 2008, esta abordagem documental conheceu novos desenvolvimentos ao ter contato com outras abordagens a nível nacional e internacional interessadas, particularmente, pelo trabalho coletivo dos professores[2]. Ela foi também trabalhada na Escola de Altos Estudos financiada pela CAPES em janeiro de 2015. A tradução em Português foi realizada por Katiane de Moraes Rocha, que iniciou em 2014 uma tese financiada pelo CNPq com base nesta abordagem essa tradução se insere, portanto, neste processo de transmissão-desenvolvimento.

[1]GUEUDET, G., TROUCHE, L. Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le casdes mathématiques. Education et didactique, Rennes,2, 3, 7-33. 2008.

[2]As três obras apresentadas a seguir marcam as principais etapas destes desenvolvimentos:

- GUEUDET, G. TROUCHE, L. Ressources vives. Le travail documentaire des professeurs en mathématiques. In Gueudet, G., Trouche. Rennes: Paideia, 2010. p.372. p.

- GUEUDET, G., PEPIN, B., & TROUCHE, L. (eds.) From Textto ‘Lived’ Resources: Mathematics Curriculum Materialsand Teacher Development, New York:Springer, 2012. 365 p.

- Pepin, B., Gueudet, G., Trouche, L. Re-sourcing teacher workandinteraction: new perspectives onresource design, use and teacher collaboration, special issueofZDM.The InternationalJournalon Mathematics Education, London: Springer,45, 7, 929-943. 2013.

 


Palavras-chave


Comunidades de prática; desenvolvimento profissional de professores; documentos; gêneses documentais; recursos para professores de Matemática

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2243

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