AS MEDIAÇÕES DIDÁTICAS DAS ORQUESTRAÇÕES INSTRUMENTAIS DA TUTORIA ONLINE DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Rosilângela Lucena, Verônica Gitirana

Resumo


Este artigo discute resultados da análise de como professor-formador e tutor desenvolvem orquestrações instrumentais para ascender a mediação cognitiva dos estudantes durante as tutoriais online de geometria analítica. O método consistiu na análise de uma sessão de chata com mediação didática compartilhada entre tutor e professor-formador. Conseguiu-se ainda caracterizar as linhas do tempo da sessão da tutoria online selecionada que possibilitasse verificar as interações estabelecidas pelos participantes da tutoria, por situação matemática discutida e recurso utilizado. Um dos principais resultados revela que a orquestração instrumental da tutoria online de geometria analítica, cujo modelo é o de Cálculo em Tempo Real é a mais promissora quanto ao acesso mediação didática do professor à mediação cognitiva do estudante. 


Palavras-chave


Orquestração Instrumental; Geometria Analítica; Mediação Didática; Educação a Distância; Representação Semiótica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2245

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br