DA PRODUÇÃO COLETIVA DE LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS AOS USOS FEITOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: o caso do grupo francês Sésamath

Katiane de Moraes Rocha, Luc Trouche

Resumo


FROM COLECTIVE PRODUTION OF E-TEXTBOOKS TO MATHEMATICS TEACHERS USE OF THEM:  the case of the french group  Sésamath

Resumo

Este artigo almeja contribuir para a discussão "dos artefatos aos instrumentos: o trabalho individual e coletivo do professor de matemática" propondo uma abordagem segundo duas perspectivas: a análise do design de livros didáticos e recursos digitais por uma associação de professores franceses, Sésamath, e a análise da sua integração no processo de ensino à partir dos usos feitos por uma professora do ensino fundamental. Este trabalho se situa no quadro teórico da Abordagem documental do didático, cujo enriquecimento se dá a partir do conceito de trajetória documental. Nós colocamos em evidência a dinâmica do desenvolvimento profissional no design dos recursos da associação. O uso reduzido dos recursos de Sésamath pelo professor observado, mesmo esse recurso sendo o escolhido para seu estabelecimento de ensino, pode ser compreendido à partir da análise da sua trajetória documental.

Palavras-Chave: Abordagem documental do didático, trajetória documental, Sésamath, livro didático, recursos digitais.

 

Abstract

This article aims to contribute to the discussion “From artefacts to instruments: the individual and collective work of the mathematics teacher, proposing an approach following two perspectives: the analysis of the design of textbooks and digital resources by an association of French mathematics teachers, Sésamath, and the analysis of their integration into teaching from the usages of a middle school teacher. These analyses are grounded in the theoretical framework of the documentational approach to didactics, that we propose to enrich in introducing the concept of documentational trajectory. We evidence the dynamics of professional development at stake in the design of resources by this association. The weak usage of the Sésamath resources by the teacher we followed, although these resources have been chosen as official resources by her middle schools, will be understood by analysing this teacher documentational trajectory.

 


Palavras-chave


documentation approach to didactics; documentational trajectory; Sésamath; textbooks; digital resources;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br