SUPPORT INFORMATIQUE À L'ORCHESTRATION DE SITUATIONS D'APPRENTISSAGE COLLABORATIF

Franck Bellemain, Ricardo Tibúrcio

Resumo


A questão da colaboração nas plataformas de aprendizagem a distancia é provavelmente um dos casos de interação dos mais complexos. Existe um desafio técnico que trata de permitir uma interação síncrona entre parceiros distantes, interação que inclua não somente vídeo, som, textos, desenhos, mas também outros meios de comunicação como os sistemas de representação da matemática. Tem também um desafio pedagógico e didático. A CSCL é uma evolução natural da utilização de tecnologias informáticas na aprendizagem que utiliza meios de comunicação para desenvolver situações de exploração de conteúdo e de interação social. Entretanto, não basta permitir a interação entre parceiros distantes para que eles colaborem e aprendem por essa colaboração. O desafio pedagógico e didático é de desenvolver os meios permitindo a um professor ou pesquisador orquestrar situações de aprendizagem favorecendo efetivamente a colaboração entre participantes, envolvendo a manipulação de objetos matemáticos. Para essa reflexão, propomos nos voltar para o contexto informático, particularmente sobre as tecnologias que permitem uma atividade matemática a distancia e além da possibilidade de compartilhamento dessa atividade, e a engenharia de produção das mesmas. A partir disso, propomos explorar, para a concepção de suportes para a elaboração, o gerenciamento e a avaliação de cenários de aprendizagem colaborativa, as contribuições conjuntas das noções de orquestração instrumental e de macro-script.


Palavras-chave


ESE; CSCL; Orquestração instrumental; Macro-script; Micromundo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2250

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br