UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Marilena Bittar

Resumo


A integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de Matemática é um processo que envolve diversas dimensões. Nesse texto apresento algumas reflexões acerca de referenciais teóricos que, trabalhados de forma conjunta e articulada, podem permitir compreender tais dimensões. Os principais aportes teóricos são a teoria da instrumentação, na perspectiva desenvolvida por Rabardel (1995), e os estudos sobre a base de conhecimentos necessários para o uso de tecnologia por professores desenvolvidos por Mishra e Khoeler (2006). Para dar apoio às argumentações, serão utilizados resultados de pesquisas desenvolvidas ou orientadas por mim.

Resumé

L’intégration des technologies dans la pratique pédagogique des enseignants des mathématiques est um processus qui fait appel à plusieurs dimensions qui doivent être étudiées. Dans cet article je présente des réflexions sur des apports théoriques que, une fois pris conjointement, peuvent permettre de comprendre ces dimensions. Les principaux apports sont la théorie de l’activité avec instruments dans la perspective développée par Rabardel (2005) et les études sur la base de connaissances nécessaires pour l’utilisation de technologie par les enseignants, développée par Mishra et Khoeler (2006). Pour aider les argumentations, seront utilisés des résultats de recherches que j’ai dévelopées ou dirigées.


Palavras-chave


teoria da instrumentação; conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo; construcionismo e instrucionismo; espiral da aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2252

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br