INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA: um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um curso de Pedagogia

Katiane de Moraes Rocha, Marilena Bittar

Resumo


Em nosso trabalho investigamos como e quais conhecimentos são mobilizados ou construídos tendo em vista a integração da tecnologia na prática de futuros professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais. O professor está no centro desse processo de integração de recursos no processo de ensino e, para tanto, ele deve se apropriar desses recursos para usá-los em suas aulas. Tal apropriação exige que o professor construa conhecimentos para o uso desses artefatos, esse processo, pautado na Teoria da Instrumentação, é denominado de gênese instrumental. Essa teoria permiti compreender as situações em que a ação do sujeito é mediada por um instrumento. Na nossa pesquisa, estas situações envolveram questões da prática dos professores e, nesse sentido, a Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo (TPACK) nos forneceu elementos que ajudaram a compreender o processo de construção de conhecimentos que objetiva a integração da tecnologia na prática pedagógica de professores.



DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i3.2254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br