A transformação de um projeto de modelagem em um exercício de matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.249262Palavras-chave:
ações dos estudantes, regras, teoria da atividade, ambiente de aprendizagem, cursos técnicosResumo
O objetivo do artigo é compreender como um grupo de estudantes transformou um projeto de Modelagem em um modelo semelhante a um exercício de matemática. A análise das ações dos estudantes é realizada usando a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os sujeitos são estudantes de uma turma de 3º Ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Minas Gerais, do campus de Governador Valadares. O estudo é de natureza qualitativa e os dados analisados são oriundos de observações participante, do relatório escrito e da apresentação do grupo para a turma. A partir da análise dos dados, é possível compreender que no resultado do projeto de Modelagem prevaleceram as regras historicamente validadas em uma atividade de matemática, mas que essas foram confrontadas no decorrer do desenvolvimento do projeto com as regras específicas de um ambiente de aprendizagem de Modelagem. Os resultados indicam a importância da explicitação e problematização das regras de ambientes de aprendizagem de Modelagem para a inserção de atividades dessa natureza em sala de aula e a pertinência de se conhecer as potencialidade e especificidades da Modelagem em cursos técnicos.
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