Etnomodelagem: investigando articulações com a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.253391Palavras-chave:
educação matemática, etnomodelagem, educação do campo, práticas de ensino, etnomatemáticaResumo
O presente artigo objetiva investigar práticas de ensino de Matemática no âmbito da Educação do Campo que possibilitem aproximações entre Etnomodelagem e a Educação do Campo, a partir de levantamento de pesquisas acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; da BDTD; e artigos publicados nas últimas quatro edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) - (2010 – 2019). A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, considerando as categorias emergentes: O Campo como cenário; Práticas locais como exemplo/dados; Saberes do campo como saberes reais (campo → matemática escolar). Identificou-se maior produção com base na Etnomatemática, entretanto sem apresentar propostas pedagógicas. Percebeu-se a Etnomodelagem como uma possibilidade, por auxiliar estudantes a aproximarem os conhecimentos da Matemática escolar com saberes desenvolvidos em seus ambientes socioculturais. O trabalho docente precisa não ser limitando apenas a usar exemplos provindos do cotidiano do Campo, mas trazer saberes desenvolvidos historicamente.
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