Educação matemática crítica e ensino de estatística: um estudo com professoras de escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254303Palavras-chave:
educação do campo, educação matemática crítica, educação estatística, letramento estatístico, anos iniciais do ensino fundamentalResumo
Neste artigo, apresentamos recorte de um projeto de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar como professores de escolas do campo que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de ensino de Estatística envolvendo Cenários para Investigação na perspectiva do Letramento Estatístico e Educação do Campo. Quatro professoras dos anos iniciais de escolas do campo do município de Surubim, participaram de cinco encontros de grupos de discussão que abordaram temáticas relacionadas a Educação do Campo, Educação Matemática Crítica com ênfase em Cenários para Investigação, Ensino de Estatística e Letramento Estatístico. Os professores refletiram sobre as atividades de forma crítica e destacaram a importância da luta por investimentos em políticas públicas para proporcionar uma educação de qualidade aos alunos das escolas do campo. As reflexões que surgiram dos encontros contribuíram para a construção de novos conhecimentos em relação aos temas trabalhados e a valorização dos contextos socioculturais dos alunos do campo numa perspectiva do Letramento Estatístico.Referências
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