Educação matemática crítica e ensino de estatística: um estudo com professoras de escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254303

Palavras-chave:

educação do campo, educação matemática crítica, educação estatística, letramento estatístico, anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Neste artigo, apresentamos recorte de um projeto de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar como professores de escolas do campo que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de ensino de Estatística envolvendo Cenários para Investigação na perspectiva do Letramento Estatístico e Educação do Campo. Quatro professoras dos anos iniciais de escolas do campo do município de Surubim, participaram de cinco encontros de grupos de discussão que abordaram temáticas relacionadas a Educação do Campo, Educação Matemática Crítica com ênfase em Cenários para Investigação, Ensino de Estatística e Letramento Estatístico. Os professores refletiram sobre as atividades de forma crítica e destacaram a importância da luta por investimentos em políticas públicas para proporcionar uma educação de qualidade aos alunos das escolas do campo. As reflexões que surgiram dos encontros contribuíram para a construção de novos conhecimentos em relação aos temas trabalhados e a valorização dos contextos socioculturais dos alunos do campo numa perspectiva do Letramento Estatístico.

Biografia do Autor

Gerlaine Henrique da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica 

 

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008); estudos em Psicologia da Educação
Matemática pela Oxford Brookes University, Inglaterra (2003-2007); Mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998); Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do Centro de Educação da UFPE, atuando como docente nos Cursos de Licenciaturas e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E ENSINO DE ESTATÍSTICA:
um estudo com professoras de escolas do campo

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Costa, G. H. da, & Carvalho, L. M. T. L. de. (2022). Educação matemática crítica e ensino de estatística: um estudo com professoras de escolas do campo. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 109–137. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254303

Edição

Seção

ARTIGOS