O ENSINO DE GRÁFICOS E TABELAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: resultados de pesquisa nas várias instâncias curriculares
The teaching of graphs and charts in the early years of elementary school: search results in several curricular instances

Edda Curi, Julia de Cassia Pereira do Nascimento

Resumo


Este texto se baseia em pesquisas realizadas no período de 2011-2014 por um grupo de pesquisa colaborativo, a partir de indicativos do Sistema de Educação Básica - SAEB - para o ensino de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental e de práticas de sala de aula. O objetivo é analisar documentos curriculares e do SAEB, livros didáticos e relatos de professoras em relação a gráficos e tabelas, abordados no tema Tratamento da Informação. Utilizamos procedimentos de pesquisa documental, analisando documentos primários. Entre os resultados destacamos que há um recorte dos conteúdos propostos nos documentos curriculares e nos relativos à avaliação, que destacam apenas a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, talvez pelo tipo de avaliação proposta, em forma de testes. Verificamos ainda que os livros didáticos apresentam lacunas na abordagem dos temas pesquisados em relação ao currículo prescrito. O maior entrave, porém, é nas práticas das professoras que, embora apresentem nos planejamentos objetivos coerentes com documentos curriculares, revelam incoerências na prática, decorrentes de sua formação e desse conteúdo ter sido introduzido recentemente nos currículos, com poucas orientações e muitas vezes sem nunca ter sido estudado por elas. 

 

ABSTRACT

This text is based on research carried out in the period 2011-2014 by a group of collaborative research, from indicative of the Basic Education System - SAEB - for Mathematics teaching the 5th grade of elementary school and classroom practices. The objective is to analyze curriculum and SAEB documents, textbooks and reports of teachers in relation to graphs and tables, covered in the theme Information treatment. We use procedures for documentary research, analyzing primary documents Among the results we point out that there is a cut of the proposed content in curriculum documents and on evaluation, which only highlight the reading and interpretation of graphs and tables, perhaps the type of evaluation proposed in the form of tests. We also found that textbooks are gaps in addressing the issues surveyed in relation to prescribed curriculum. The greatest obstacle, however, is in the practices of teachers who, although present in the planning objectives consistent with curriculum documents reveal inconsistencies in practice, due to their training and that content have been recently introduced in the curriculum, with little guidance and often without ever they have been studied by them.


Palavras-chave


Documentos curriculares; Livros didáticos de Matemática; Práticas de professoras; Documentos de avaliação

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3886

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