UM JOGO E A LINGUAGEM: possibilidades para a produção de conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade com alunos do 4º ano do ensino fundamental
A GAME AND LANGUAGE: possibilities for the production of concepts on combinatorics, statistics and probability with students from the 4th grade of elementary school

Jaqueline Lixandrão Santos, Emily de Vasconcelos Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre o desenvolvimento de conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade desenvolvidos a partir do jogo “Corrida de Cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual da Paraíba por meio de uma situação de ensino em sala de aula. A investigação nos possibilitou observar que conceitos sobre combinatória, estatística e probabilidade emergem a partir do jogo “Corrida de Cavalos”, mas, para tanto, é fundamental que problematizações sejam desenvolvidas e intercedidas por elementos mediadores – linguagem e ambiente de aprendizagem.

This paper aims present a research on the development of concepts about combinatory, statistics and probability developed from the game "Horse Race" in the perspective of resolution in problems. The research was conducted with students of the 4th grade of primary school on a public school of the state of Paraiba in one classroom. The research enabled us to see that concepts about combinatory, statistics and probability emerge from the game "Horse Race", but for this it is essential that problematizations are developed and mediated by teacher language in the learning environment.


Palavras-chave


Combinatória; Probabilidade; Estatística; Anos iniciais; Elaboração conceitual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3889

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br